Campista torna-se o primeiro maratonista aquático a nadar 20 quilômetros em Lagoa de Cima
Matheus Berriel 22/11/2023 10:55 - Atualizado em 22/11/2023 11:16
Alexander Sant'Ana foi o responsável pelo feito
Alexander Sant'Ana foi o responsável pelo feito / Foto: Divulgação
Conhecido por ter realizado a famosa Travessia do Leme ao Pontal, no Rio de Janeiro, e a Tríplice Coroa da Ilha do Mel, no Paraná, o guarda-vidas campista Alexander Sant’Ana adicionou mais um feito ao seu currículo como ultramaratonista aquático. Na última sexta-feira (17), ele cumpriu a maior prova do Lagoa de Cima Swim Challenges, tornando-se o primeiro atleta a nadar 20 quilômetros na Lagoa de Cima, em Campos.
Largando às 5h54 junto a um barco de apoio, Alexander adotou a estratégia de se hidratar a cada 30 minutos. Com o aumento do calor, tido como um desafio a mais durante o percurso, esse intervalo de hidratação foi reduzido para 25 minutos e depois para 20. A prova foi concluída com o tempo de sete horas, 14 minutos e 41 milésimos.
— Sempre quis percorrer toda a lagoa. Não foi fácil. No início, ritmo de nado bom e forte, água da lagoa a 30º C às 6h. Porém, o valor extremo, com sensação térmica acima dos 40º C, ficou insuportável — publicou Alexander em seu perfil no Instagram. — Ainda faltando sete quilômetros para acabar a prova, com a água da lagoa chegando aos 34ºC, foi um teste de alto nível para o meu mental, que seguiu forte, adequando à nova realidade e buscando formas para concluir a prova. Com muita persistência, venci as adversidades — comemorou.
Essa não foi a maior distância percorrida por Alexander, embora fosse uma meta pessoal por ser cumprida na sua cidade natal. Na Travessia do Leme ao Pontal, ele nadou 36 quilômetros. Já na Travessia da Ilha do Mel, conseguiu completar os percursos de 45, 23 e 13 quilômetros.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS