Semeando Arte prepara remontagem do espetáculo 'A Pequena Sereia'
Matheus Berriel - Atualizado em 22/11/2023 11:02
Montagem original do espetáculo pela FMIJ foi apresentada em 2018
Montagem original do espetáculo pela FMIJ foi apresentada em 2018 / Foto: Divulgação/Secom
O programa Semeando Arte, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) de Campos, apresentará na próxima semana a remontagem do espetáculo infantil “A Pequena Sereia”. Originalmente apresentada em 2018, a peça voltará a ficar em cartaz de terça (28) a quinta-feira (30), no Teatro Municipal Trianon, envolvendo crianças e adolescentes que participam de diversos serviços e programas da FMIJ.
A estreia será na terça-feira, às 14h, com sessão destinada exclusivamente à equipe da FMIJ e a funcionários de secretarias. No dia seguinte, às 10h, o público será formado por integrantes de diversas instituições, e às 14h, por estudantes oriundo de várias escolas. Por fim, no dia 360, haverá nova sessão para o público das escolas, às 10h, e uma para familiares e amigos dos participantes, às 15h.
Estão envolvidos na produção do espetáculo os instrutores de música Gabriel Alves e Gabriel Mantovani; a coreógrafa e professora de dança Barbara Laurindo; a costureira Marinete Moreira; a assistente social Denise Lizandro; a psicóloga Sandra Pessanha e a pedagoga Maria Rita Fundão.
Integram o elenco Kaylane Matias, que interpreta a Ariel; Thaegner Rodrigues (Linguado), Hemilly Sardinha (Úrsula), Wendy Braz (Úrsula), Wesley Barreto (Sebastião), Ruan Barbosa (Rei Tritão), Carlos Daniel Maricá (Príncipe Eric), João Carlos Ângelo (Sabidão), Maria Vitória (Carlotta), Adeilson Monteiro (Lodo), Sthéfany de Souza (cavalo-marinho), Sophia Areas (Attina), Nicolly Azeredo (Alana), Emanuelly Caetano (Adella), Ana Klara barreto (Arista), Lais Machado (Aquata), Santhiago Soares (Comandante) e Adeilton Monteiro (Limo). Os marinheiros são vividos por Wallace de Freitas e Luiz Adriano.
— Através do programa, promovemos ações que contribuem para a democratização do acesso a manifestações artísticas e culturais, com oficinas de iniciação cultural para adolescentes e jovens, priorizando o público definido da assistência social — explica o responsável pelo Semeando Arte, João Luiz Melsi. — Nossa sociedade demanda por espaços mais inclusivos, democráticos e que respeitem a diversidade, o empoderamento feminino e o combate ao racismo — complementa.
Segundo Melsi, o Semeando Arte tem o objetivo de promover iniciação cultural, democratizar o acesso à arte, estimular talentos e contribuir com a cidadania. No programa, são oferecidas oficinas de música, dança, artes plásticas e cidadania.
— O teatro musical infantil é encenado por crianças e adolescentes dos seguintes serviços e programas desenvolvidos pela FMIJ: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Programa de Cultura Semeando Arte, Programa Esporte Cidadão, Programa Guarda Mirim e Programa Qualifica Jovem — explica ele.
Em 2016, o Semeando Arte foi pioneiro ao trazer uma jovem negra protagonizando a montagem “Alice no País das Maravilhas”. O programa foi criado em 2014, já tendo apresentado os espetáculos “O Mágico de Oz”, em 2015; “Alice no País das Maravilhas”, em 2016; “Peter Pan”, em 201”, “A Pequena Sereia”, em 2018; e “O Rei Leão”, em 2019.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS