Aeroporto Bartolomeu Lisandro renova licença de operação ambiental por mais 10 anos
Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos
Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos / Foto: Infra Aeroportos
O Aeroporto Bartolomeu Lisandro, situado em Campos, recebeu nesta semana a renovação da Licença de Operação Ambiental, documento emitido pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). A obtenção da licença reforça que o aeroporto, administrado pela Infra Operações Aeroportuárias, adota medidas que garantem conformidade com as legislações ambientais. O processo de renovação passou pela contratação de uma consultoria ambiental especializada que orientou adequações de procedimentos e investimentos de infraestrutura.

Com circulação diária de 200 a 300 passageiros, o aeroporto executa e fiscaliza o uso de protocolos que garantem a mitigação dos impactos ambientais inerentes às atividades, tais como a correta gestão de resíduos sólidos, água, efluentes e ruídos. E em linha com a pauta de sustentabilidade, destaca-se que o principal espaço da infraestrutura aeroportuária, o Terminal de Passageiros Offshore, tem capacidade para aproveitamento de luz e ventilação natural durante o dia e um esquema de aproveitamento de água de chuva para uso em sanitários.

O superintendente do Aeroporto Bartolomeu Lisandro, Samuel Ferraz, destaca que a liberação da licença é uma vitória da administração da Infra. “Nós buscamos estar em linha com os normativos ambientais e, nesse sentido, contratamos uma consultoria especializada que desenvolve toda a documentação do programa de gestão ambiental, como o programa de gerenciamento de resíduos sólidos e os manuais de procedimentos operacionais que são difundidos nas inspeções de rotina e treinamentos. Além disso, investimos também na revitalização do sistema esgotamento dos efluentes sanitários”, explica Ferraz.

Nas operações de atividades aeroportuárias, um ponto de atenção é a geração de ruído. Em atendimento ao normativo da ANAC, o Bartolomeu Lisandro possui um Plano Específico de Zoneamento de Ruído aprovado desde 2021, que serve como diretriz ao Município para aprovação das atividades a serem desenvolvidas nas áreas circunvizinhas. O PEZR também compôs a relação de documentos necessários para renovação da Licença. Pelo Plano, por exemplo, é incompatível a presença de Hospitais em áreas afetadas por ruídos acima do permitido.

No que diz respeito à fauna local, o aeroporto realiza ações de monitoramento com visitas periódicas de um biólogo que identifica e assessora a abordagem da equipe junto às espécies que eventualmente podem aparecer no aeroporto. A Infra também investe na instalação de placas que sinalizam a presença de animais em rodovias

Sobre a Infra Operações Aeroportuárias
A Infra Operações Aeroportuárias Campos dos Goytacazes S.A., concessionária de serviço público especializada em administração e operação de terminais aeroportuários, assumiu, em 2019, a concessão por 30 anos do Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos dos Goytacazes (RJ). As instalações do aeroporto estão prontas para atender às demandas da aviação comercial, executiva e offshore, fomentando o desenvolvimento de Campos e da região norte fluminense, com localização estratégica e excelente infraestrutura.
Fonte: Ascom Infra Aeroportos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS