Presidente da Federação das CDLs em Campos para discutir novos produtos e questões tributárias
07/02/2024 18:29 - Atualizado em 07/02/2024 18:29
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), José Francisco Rodrigues, recebeu nesta quarta-feira (07) o presidente da Federação das CDLs do Estado do Rio de Janeiro, Fabiano Gonçalves, para debater diversos assuntos, como os novos produtos para os associados e comércio em geral, até questões tributárias, como a judicialização de cobranças como a Taxa de Incêndio.

O encontro, que ocorreu na sala de reuniões da CDL, contou com a presença dos quatro vice-presidentes da entidade: Francisco Martinho Ferreira Paes, Fábio Paes, Roberto Escudine e Norival Manhães Sobrinho, todos com funções executivas. O presidente da Federação das CDLs estava acompanhado do advogado Leandro Mello Chaves, especialista em Direito tributário.

Na reunião, ficou acertado que Campos vai participar, pela quarta vez consecutiva, através da CDL Jovem, do Dia Livre de Impostos (DLI), que acontecerá no dia 6 de junho. Trata-se de um movimento nacional, cujo objetivo é mostrar na prática o quanto o consumidor paga de impostos em cada produto.

Ainda no encontro, foi aprovada a ideia de mostrar a incidência de impostos sobre a Cesta Básica.

No próximo dia 26, quando ocorrerá Assembleia Geral abertas aos associados e convidados, o presidente da Federação das CDLs retornará à Campos, para detalhar projetos da Federação, entre eles o de uma escola para empreendedorismo no comércio em um convênio com a Alterdata.

— Nesta Assembleia o presidente da Federação vai fazer uma exposição de tudo que foi tratado na reunião de hoje. São ferramentas importantes, como essa academia de varejo e outras que precisam estar na prateleira da CDL, oferecendo mais serviços aos seus associados — disse o presidente José Francisco Rodrigues.

Na Assembleia Geral em março – em data a ser marcada nos próximos dias – o debate será sobre questões relativas ao ambiente tributário em todos os níveis, com uma apresentação do advogado Leandro Mello Chaves.

Um leque de temas relevantes fará parte da pauta, como uma possível ação judicial contra a cobrança da Taxa de Incêndio, que já foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, sendo esse um assunto que interessa não só ao comércio, mas a toda sociedade.

— Mas essa não é a única demanda. Temos várias outras, algumas diretamente ligadas ao comércio. Em um ano em que o Congresso Nacional vai regulamentar a Reforma Tributária, aprovada no ano passado, temos que estar atentos — disse o advogado Leandro.

O presidente da Federação das CDLs, Fabiano Gonçalves, também tratou de outros assuntos como a transformação do SPC em Sociedade Anônima, onde as CDLs poderão ser acionistas, a oficialização de vendas de veículos a partir da CDL junto ao Detran, entre outros.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS