Programa de apicultura é devenvolvido em Campos
Dora Paula Paes - Atualizado em 27/01/2024 17:25
Divulgação secom-Campos
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RJ) passa a ser parceiro da Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, para fortalecer a cadeia produtiva da apicultura (criação de abelhas). Nesta sexta-feira (26), o secretário de Agricultura, Almy Junior, visitou o apicultor Rogério Luiz dos Santos, em Campo Limpo, na Baixada Campista, que tem recebido acompanhamento técnico do Senar, através do Sindicato Rural de Campos, para o gerenciamento do seu negócio.
Almy estava acompanhado do técnico do Senar, Maurício Sales, e do presidente do Sindicato Rural, Ronaldo Junior. “O município tem se empenhado em fomentar a apicultura por meio de diversos eventos e de ações que buscam estimular a atividade no campo”, disse Almy, ressaltando que em maio de 2022 foi realizado o 1° Fórum Campista sobre Abelhas. “A partir daí decidimos criar o Programa Campista de Apicultura a fim de oferecer as orientações necessárias para a criação das associações e certificação do produto a ser comercializado”, afirmou ele.
Em julho do ano passado, segundo Almy, a secretaria de Agricultura encaminhou ofício para o Senar a fim de formalizar o interesse e a inclusão no Programa AteG (Assistência Técnica e Gerencial) para o desenvolvimento da apicultura em Campos e região. Com a iniciativa, os criadores de abelhas têm recebido toda a assistência necessária que refletirá no aumento da produtividade.

O município tem hoje cerca de 30 apicultores sendo atendidos pelo programa, com perspectiva de chegar a mais de 100. Cada caixa de abelha pode produzir até 100 quilos de mel por ano, o que dá R$ 4 mil bruto por ano por caixa. "É um programa bastante robusto no sentido de que, em vários lugares do país, o mel tem sido uma geração de emprego e renda muito importante”, afirmou.
Além do mel, também é possível trabalhar com a geleia, própolis, cera, dentre outras opções que a apicultura oferece.
Com informações da assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS