Nutricionista do Abrigo João Viana pede ajuda com alimentos
Dora Paula Paes 10/03/2021 16:54 - Atualizado em 10/03/2021 16:55
O único Hospital Psiquiátrico das regiões Norte e Noroeste Fluminense, o Abrigo João Viana, em Campos, segue precisando da ajuda das comunidades atendidas. A unidade com 68 pacientes, que recebe as internações de 15 municípios, precisa de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal.
Na última segunda-feira (9), a nutricionista da unidade, Lígia Sabino, abriu as portas da despensa da unidade hospitalar para mostrar a realidade. Ela filmou as prateleiras de arroz, de açúcar (com apenas um pacote de 5kg) e falou da situação, segundo ela, preocupante. "Ninguém fica sem alimento, mas sem verba suficiente, o dia seguinte sempre preocupa", revela.
Ela conta que os municípios que mandam os pacientes pagam diárias, com verba do Sistema Único de Saúde (SUS) e nenhuma outra ajuda. A verba do SUS não é suficiente para cobrir todos os custos de um hospital. A folha de pagamento dos funcionários também está atrasada. Agora em março, estão pagando dezembro de 2020.
"Minha postagem foi um pedido de desespero, mesmo. E, mais uma vez, a população de Campos se mostrou pronta a cooperar e, hoje, algumas doações começaram a chegar. Seria maravilhoso também receber ajuda da população regional", disse ela, ressaltando que a luta é grande para manter o estoque da despensa com alimentos suficientes para as cinco refeições diárias.
Para doações é só procurar a unidade que fica localizada à Rua Machado de Assis 49 - Centro /Campos ou entrar em contato pelo telefone (22) 2726-9088 que a unidade mandará buscar. Se a doação for em dinheiro, o hospital fornece nota fiscal que pode ser até abatida no Imposto de Renda.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS