Baixo estoque de sangue no hemocentro de Campos preocupa
04/01/2021 16:01 - Atualizado em 04/01/2021 16:14
Hemocentro de Campos
Hemocentro de Campos / Divulgação - Prefeitura de Campos
A equipe do Hemocentro Regional de Campos está preocupada com a baixa no estoque de sangue da unidade, que tem recebido uma média de 20 doadores por dia, mas precisa de, no mínimo, 70 doações por dia para manter seu estoque equilibrado. Algumas cirurgias eletivas, que não são urgentes, podem voltar a ser adiadas por falta de sangue.
A assistente social da unidade, Maria Gonçalves, ressalta que quando ocorre algum acidente com comoção popular as doações aumentam, mas temporariamente. “Quando ocorre algum acidente com apelo popular o volume de doações aumenta consideravelmente, principalmente quando uma das vítimas é criança”, afirma.
Foi assim com o doador Júlio César Ribeiro dos Santos, 33 anos. Ele retornou após cinco anos sem doar, por causa de um apelo popular. “Vi através das redes sociais que o filho de uma vizinha tinha sofrido um acidente grave e precisava de sangue. Por isso, estou aqui hoje, para ajudar a essa pessoa que conheço”, comentou.
Já o doador Wilis da Silva Borges veio por motivação familiar. “Um parente da minha esposa está internado e precisando de sangue, então vim doar. Mas já doei outras três vezes, sempre assim, alguém da família precisa e estou pronto para fazer a doação. Também estou motivando outros colegas da empresa a doar e afirmo para eles que não doe, além de ajudar a salvar vidas”, disse.
O hemocentro funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.
Doadores com 16 e 17 anos devem preencher formulário próprio fornecido pelo Hemocentro Regional de Campos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, e com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS