Jorginho de Ogum prevê que 2021 será o ano da conscientização
Matheus Berriel e Paula Vigneron 29/12/2020 20:47 - Atualizado em 30/12/2020 10:39
Jorginho de Ogum
Jorginho de Ogum / Foto: Rodrigo Silveira
Se depender do que apontam os búzios, 2021 será marcado pela renovação durante a continuidade da pandemia. Foi o que indicou a previsão do babalorixá Jorginho de Ogum, apontando regência de Oxum e Oxalá para o ano que começa nesta sexta (1º), além do odu Etaogundá. Segundo Jorginho, o ano terá como característica a conscientização de que é necessário manter os cuidados contra a Covid-19 e outros possíveis acontecimentos, até mesmo novas doenças. E a vacina contra o novo coronavírus, já descoberta, representará positividade no enfrentamento.
— As pessoas ainda não se deram conta do perigo que estão correndo. Ninguém está livre de nada. Só que o ano de 2021 vai acalentar mais o coração do que nós passamos em 2020 e ainda estamos passando. Em 2021, as próximas pessoas vão se modificar e ver que temos que seguir a meta e nos respeitar. Se não nos respeitarmos, não tem como seguir em frente por conta dessa pandemia que está aí. Então, em 2021, a regência de Oxum chega para acalentar e colocar mais juízo na cabeça das pessoas — disse o babalorixá. — Temos que estar prevenidos, porque vai ser um ano muito quente. O mundo vai se juntar com outras aglomerações, até de novas doenças que podem acontecer também. Isso é o começo de tudo, e nós não podemos deixar de observar que o coronavírus vem trazendo vários rastros de outras doenças que podem estourar, de repente. Não estamos livres de nada em 2021, temos que nos resguardar — declarou.
No Candomblé, Oxum representa a deusa do amor, do encanto e da vaidade, senhora dos lagos e dos rios, enquanto Oxalá é o deus supremo. Etaogundá, por sua vez, é o odu de Ogum, que manifesta-se na forma de um guerreiro.
— O ano entra em dia de sexta-feira, que é dia de Oxalá. E Oxalá escolheu Oxum como iabá, para reger o ano junto com ele e trazer amor, paz, prosperidade, harmonia, acalentando os corações das pessoas perante a essa pandemia que está aí e ainda não terminou. Ainda tem muitas coisas graves para acontecer. E Oxum está vindo para jogar o manto — afirmou Jorginho. — Dentro da nossa religião, Oxum é a deusa do amor. Mas, na Igreja Católica, é Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora Aparecida... Então, Nossa Senhora Aparecida, com tantos caminhos dos mantos e das águas dos rios, vem para jogar as águas e abrandar os caminhos dos corações perdidos das pessoas que estão sem fé, sem se amar e amar ao próximo. Oxum está vindo, com a permissão de Oxalá, para abrandar o mundo, o nosso caminho, o nosso universo espiritual — pontuou.
Política:
Wladimir Garotinho, novo prefeito de Campos — O nosso prefeito Rafael Diniz fez tudo o que pôde fazer. Tem as críticas? Tenho. Mas, a gente que está dentro do caminho sabe o que se passa, como enfrentou, como se dedicou também. Wladimir vai entrar agora e encontrar a cidade com muitas gavetas para arrumar. Acredito que vai conseguir. Mas, eu acho que vai ter uma fortaleza geral de políticos que vai se juntar a ele para organizar a cidade de Campos. É o que está precisando. Rafael acreditou em tantas pessoas e teve decepções em cima de decepções. Acredito eu que Wladimir vai montar uma equipe de trabalho que vai somar junto a ele para dar segmento à nossa cidade e mostrar que o município tem necessidade de crescer.
Jair Bolsonaro, presidente do Brasil — No país em si, nada muda. Vai continuar com muita crise, muitas coisas ruins. Esse encerramento de presidente e governador, tudo vai continuar numa meta de um caminho negativo. Nada vi para melhorar, a não ser estabelecer o caminho que já está. Ou vão entrar para somar ou vão continuar jogando o nosso Brasil em um burago negro. A visão não me levou a muitas coisas boas. São mais coisas negativas do que positivas.
Futebol:
Clubes de Campos — Não fui muito fundo na base do futebol, mas fui aqui na minha região. O Goytacaz vai passar em 2021 por uma grande mudança. É a galinha dos ovos de ouro de muitos campistas. Uma equipe vai ser montada para poder trazer para dentro de Campos uma nova etapa do clube Goytacaz, para as energias brotarem nisso aí. Não só o Goytacaz, como o Americano. São duas paixões de diversas pessoas. Eu não sou Goytacaz nem Americano, mas torço pela força da nossa cidade. E vi mais mudanças dentro do Goytacaz do que no Americano. Na nossa cidade, a expectativa está no Goytacaz.
Clubes do Rio de Janeiro — Também há mudanças no Flamengo e no Vasco. Ainda haverá guerras dentro do Flamengo, mas com mudanças de pessoas, de equipes novas, que vão dar um rebanho positivo para que o Flamengo se encaixe dentro de tudo o que tem merecimento. Porque é um clube da população, um clube da classe média e da classe alta. No Flamengo, todos têm o pé no chão. E, com o pé no chão, o Flamengo alcança uma liderança muito positiva.
Dicas:
Cores no Réveillon — As mulheres deverão entrar o ano vestidas de branco com amarelo ou dourado. O amarelo é a cor de Oxum, a cor do ouro. A vaidade da mulher está no espelho. Todas as mulheres têm o espelho, onde corrigem o seu caminho. As mulheres devem fazer uma coroa de louro, usar uma guirlanda de louro. Quem vai passar na beirada da praia, o que hoje é difícil, entregue essa guirlanda de louro a Iemanjá pelos caminhos de Oxum. E para os homens, a liderança das cores é toda do branco, ligado ao caminho de Oxalá. Ou entrar de azul. Branco com azul, que é liderança de Ogum. Os homens também podem fazer a guirlanda de louro para começar no pescoço e, na virada do ano, estourar uma champanhe e entregar essa guirlanda a Iemanjá pelos caminhos de Ogum. Tanto no lado feminino quanto no masculino, para buscar energias positivas para o trabalho, a saúde, o bem-estar e a união da família daqueles que precisam.
Conselho para 2021 — Cada um com sua crença, cada um com sua fé, mas nunca perca a sua identidade. Aquele que não acredita em si mesmo, passe a acreditar em Deus. Peça a Deus. Se não tem uma religião, procure a buscar dentro de si mesmo uma religião que possa te transmitir o amor. Porque, hoje, o ser humano está muito sem amor. O ser humano hoje tem que centrar e buscar isso para 2021. Oxum, Oxalá e o odu Etaonundá, de Ogum, transmitem energia para buscar emprego, desenvolver um projeto, desenvolver sua empresa, não deixar os caminhos profissionais em mãos de pessoas erradas. Passe a enxergar 2021 se dedicando a você mesmo, acreditando primeiro em você mesmo. Você tem que dirigir o seu caminho. Dirigindo o seu caminho, você está pronto para ajudar a quem está atrás. Você tem que dar uma guinada no seu lado profissional e em tudo o que está vinculado ao seu ciclo de vida.
Jorginho de Ogum fez previsões para 2021 nos búzios
Jorginho de Ogum fez previsões para 2021 nos búzios / Foto: Rodrigo Silveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS