Americano apresenta elenco, treinador e comissão técnica nesta quarta-feira
- Atualizado em 29/12/2020 20:25
O Americano anunciou na segunda-feira (29) um dos seus principais reforços para disputar a Seletiva do Campeonato Estadual. Trata-se do atacante Sorriso, que se destacou pela Portuguesa no primeiro semestre e disputou a última Série B1 pelo Gonçalense. Nesta quarta (30), às 9h, os atletas contratados durante a pré-temporada, o treinador Caé Cunha, os demais membros da comissão técnica e o diretor executivo Luciano Portela serão apresentados pelo Alvinegro campista no Centro de Treinamento Eduardo Viana, em Guarus.
— É uma imensa felicidade vestir essa camisa maravilhosa tão grande do futebol nacional. Estou chegando no Maior do Interior. Vou dar o meu melhor pra retribuir o carinho dessa torcida maravilhosa — disse Sorriso ao site oficial do Americano em sua primeira declaração como jogador do clube.
O ataque foi o setor mais em que o Americano mais se reforçou. Além de Sorriso, também chegaram Kim, Rafamar, Jeffinho, Pepeu e Felipe Zuca, além de Nathan e Di Maria, que retornaram de empréstimos, e Lucas Duarte, promovido do sub-20 ao profissional. Também foram contratados os goleiros Hugo e Victor Brasil; os laterais-direitos Felipe Pacajus e Marcos Bahia; os zagueiros Clemente, Weverton, Jordan e Espinho; o lateral-esquerdo Paulo Vitor; os volantes Anderson Domingues, Matheus Lira e Tiago Corrêa; e os meias Santos e Ninho. Estavam emprestados e voltaram ao clube o goleiro Gustavo Baioco, os volantes Paulo Vitor e Matheus Gama, e o meia Dioguinho.
Começou na segunda-feira a segunda etapa da pré-temporada do Americano em seu Centro de Treinamento. Antes do Natal, o elenco teve 20 dias de atividades sob o comando da nova comissão técnica, além de um curto período de observação feito pelo auxiliar Fabiano Pereira. No único teste até agora, a equipe venceu o sub-20 do Paduano por 4 a 1, semana passada, com dois gols de Lucas Duarte, um de Pedro — oriundo da base — e outro de Nathan.
— Procuramos trazer jogadores que já tinham trabalhado conosco e outros que passaram pelo crivo do nosso executivo Luciano Portela e de toda a diretoria. São atletas que têm características que atendem à nossa metodologia de trabalho. Nessa primeira etapa de pré-temporada, procurei integrar os treinos técnicos com a preparação física, e tudo foi extremamente bem feito. Estou muito satisfeito com o que fizemos até aqui e confiante que vamos fazer uma boa competição — afirmou o técnico Caé Cunha.
— No amistoso (jogo-treino) gente tinha uma preocupação de propor mais o jogo, comandar mais as ações ofensivas. Trabalhamos três dias especificamente para esse amistoso usando o nosso poder de jogar. Foi um jogo interessante, em que, no primeiro tempo, a gente produziu razoavelmente bem, mas não aproveitou as chances de gol. No segundo tempo, com um time jovem, praticamente com jogadores da base, tivemos um time mais solto, aplicando bem os conceitos e com uma qualidade de finalização melhor — pontuou o treinador alvinegro.
A estreia do Americano na Seletiva do Estadual está marcada para o dia 16 de janeiro, como mandante, frente à Cabofriense. Também disputam a fase preliminar do Estadual: Friburguense, Sampaio Corrêa, Nova Iguaçu e America. Após turno e returno com cinco rodadas, cada, apenas o primeiro colocado garantirá vaga na Taça Guanabara.
Arbitral define novo formato do Estadual
Se passar pela Seletiva, o Americano já sabe quem enfrentará na primeira rodada da Taça Guanabara, com início em 27 de fevereiro. Será o Flamengo, campeão em 2019 e 2020, que busca o sexto tricampeonato de sua história. A tabela foi divulgada na última segunda, assim como o novo regulamento, após conselho arbitral realizado na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).
Na nova fórmula de disputa, válida também para 2022, haverá grupo único com 12 clubes, fazendo 11 jogos, cada, entre si. Os quatro melhores colocados seguirão para as semifinais do Estadual, sendo o primeiro da fase classificatória declarado campeão da Taça Guanabara. Os melhores classificados jogarão com a vantagem do empate nas semis. Não haverá vantagem na final. O primeiro clássico do Estadual está marcado para a terceira rodada, entre Flamengo e Fluminense.
Os clubes que terminarem da quinta à oitava colocação vão disputar entre si a Taça Rio, numa espécie de torneio de consolação. Quanto à Seletiva, esta terá sua última edição disputada em 2021, devido ao surgimento da Série A2. Desta forma, um clube se classificará para a Taça Guanabara, enquanto os outros serão rebaixados à nova segunda divisão. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS