Economia com "corte na carne"
30/12/2020 09:00 - Atualizado em 30/12/2020 09:04
Wladimir Garotinho e Frederico Paes anunciam ações de governo
Wladimir Garotinho e Frederico Paes anunciam ações de governo / Rodrigo Silveira
A três dias de assumir a Prefeitura de Campos, o prefeito eleito Wladimir Garotinho (PSD) afirmou, nessa terça-feira (29), que o município precisa de um “freio de arrumação”. Em entrevista coletiva na Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) para apresentar o processo de transição e sua equipe de governo, Wladimir garantiu que o corte na máquina, com extinção de cargos comissionados, vai gerar uma economia de seis a sete milhões de reais por ano ao município e anunciou uma série de pelo menos 20 decretos logo no primeiro dia de gestão. Além disso, o próximo chefe do Executivo segue anunciando mais nomes de seu secretariado, incluindo com mudanças que vão mexer na composição da Câmara de Vereadores.
De acordo com o prefeito eleito, o município precisa reorganizar os gastos e isso será feita já no primeiro dia. “Vamos publicar uma série de série de decretos no dia 1º, mais de 20 decretos, uma nova normatização de fluxo de processos e também algumas medidas para frear um pouco os gastos da máquina, para que a gente possa fazer levantamentos e controle interno. Temos a esperança e a convicção que vamos conseguir ajustar, mas para isso precisamos dar um freio de arrumação”, afirmou.
O pagamento de dezembro do servidor público municipal, bem como a quitação do 13º salário também foram abordados pelo prefeito eleito. Entre as propostas de Wladimir, em diálogo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Siprosep), está o pagamento dentro do mês trabalhado e o parcelamento do que ficar remanescente do atual governo:
— A minha vontade pessoal é estabelecer desde janeiro um novo calendário. Hoje, o funcionário público não sabe o dia que vai receber. O nosso compromisso com o servidor público é ter um calendário de pagamento programado. Nosso desejo é pagar dentro do próprio mês. Se ficar algum saldo remanescente do governo Rafael, vamos propor parcelar.
Wladimir voltou a defender que “Campos só vai sair da situação que se encontra com muito trabalho, mas também com muito diálogo e pacificação”. Ele reclamou da falta de informações de algumas secretarias durante o processo de transição. “O problema não é de transição com o Rafael, as documentações necessárias, como manda a lei orgânica, foram entregues. É uma questão mais gerencial de todas as secretarias, que não estão passando todas as informações de maneira clara. Muita coisa a gente só vai saber mesmo quando entrar”.
Sobre o Restaurante Popular, a promessa é de reabertura ainda no primeiro semestre de 2021. A expectativa é de uma parceria com o Governo do Estado, por meio de uma parceria com a secretaria estadual de Desenvolvimento Humano Social, hoje comandada por um aliado do prefeito, Bruno Dauaire.
Secretariado — A maior parte da equipe que vai auxiliar Wladimir no início do governo já foi definida.
Segundo o prefeito eleito, nos próximos dias as peças que ainda faltam serão divulgadas. “O time está muito empolgado, muito coeso, muito motivado, sabendo dos desafios imensos que teremos pela frente”.
Nesta semana, Wladimir Garotinho também confirmou o nome do vereador reeleito Cabo Alonsimar (Podemos) para a secretaria municipal de Segurança Pública. Com isso, abre uma vaga na Câmara para o suplente Diego Dias (Podemos). Já o subtenente da Polícia Militar Jackson de Sousa ficará à frente da superintendência de Postura.
O ex-secretário Walter Jobé ficará responsável pela secretaria de Fazenda, enquanto o professor Rodrigo Resende será o secretário de Transparência e Controle. Ex-comandante da Guarda Municipal na gestão da ex-prefeita Rosinha Garotinho, Carlos Leão retornará ao cargo e terá Eneci Paulo como subcomandante.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS