Ethmar Filho: Fome de música
Ethmar Filho - Atualizado em 30/12/2020 20:19
Carlo Maria Giulini, famoso maestro italiano, expandiu seu repertório em um ritmo cuidadoso, não regendo as sinfonias de Mozart e Beethoven até os anos 1960. Durante esta década, ele foi muito requisitado como regente convidado de orquestras importantes ao redor do mundo, fazendo várias gravações bem recebidas com a Orquestra Filarmônica de Londres e muitas outras. Em 1955, fez sua estreia nos Estados Unidos com a Orquestra Sinfônica de Chicago, levando essa associação durante 23 anos — foi o seu principal maestro convidado de 1969 a 1972, embora tenha continuado a aparecer regularmente com eles até 18 de março de 1978. Em 1956, associou-se à Filarmónica de Londres e à Royal Opera House, Covent Garden.
Além de seu papel em Chicago, ele foi diretor musical da Sinfônica de Viena de 1973 a 1976. De 1978 a 1984, atuou como regente principal e diretor musical da Filarmônica de Los Angeles, iniciando sua gestão com apresentações da “9ª Sinfonia” de Beethoven. Em 1982, ele voltou mais uma vez à ópera, regendo uma produção amplamente aclamada de “Falstaff”, de Verdi, com a Filarmônica de Los Angeles. No geral, seu impacto no mundo musical, de meados ao final do século XX, é resumido por Anthony Tommasini em seu obituário no New York Times em 2005: “Longe de ser um maestro autocrático ou um dínamo cinético do pódio, Giulini foi um músico sondador que alcançou resultados projetando autoridade serena e fornecendo um modelo de devoção abnegada à partitura. Suas performances sinfônicas eram ao mesmo tempo magistrais e urgentes, cheias de surpresa, mas totalmente naturais. Ele trouxe amplitude e detalhes reveladores às óperas de Mozart e Verdi.”
O maestro italiano atraiu a atenção do mundo desde o pódio com sua abordagem gentil, mas decisiva. Inesquecível continua sendo sua gravação “Don Giovanni” de 1961. Ele faria 100 anos em 9 de maio de 2014. Giulini tinha 16 anos quando começou a estudar viola e composição no Conservatório di Santa Cecilia, em Roma. Três anos depois, foi violista da Orquestra Augustea, então o principal grupo musical da Itália. Ele iria tocar com grandes maestros como Wilhelm Furtwängler, Bruno Walter e Otto Klemperer. Logo, ficou claro para o jovem músico que ele queria se tornar um regente. Fez um mastercourse no Conservatório di Santa Cecília e estreou, após a Segunda Guerra Mundial, no pódio com a Orquestra Augusta. Eles estavam realizando um concerto para celebrar a libertação da Itália nas mãos dos Aliados. Giulini diz que teve que se apaixonar por cada nota das obras que liderou. Um ano depois, foi nomeado regente principal da Orquestra Sinfônica da Rádio de Roma. A partir de 1950, ele deu uma contribuição decisiva para a construção da orquestra RAI em Milão.
Em 1952, Giulini fez sua estreia no Scala de Milão, que se tornaria o local mais importante para sua obra por mais de uma década. Ele expandiu o repertório da famosa casa de ópera para incluir muitas obras que haviam caído no esquecimento, como “A Coroação de Poppea”, de Monteverdi. Na época, Giulini estava trabalhando em estreita colaboração com vocalistas famosos e diretores de palco renomados. Em 1955, Maria Callas cantou sob sua direção na lendária produção de “La Traviata”, de Verdi, do encenador Luchino Visconti. Da noite para o dia, Giulini tornou-se um maestro muito procurado. No mesmo ano, o especialista em Verdi estreou na Inglaterra, na encenação Zeffirelli de “Falstaff”, no Festival de Edimburgo. Em 1958, o maestro italiano passou a reger “Don Carlo”, em outra produção teatral de Visconti, no Covent Garden Opera de Londres. Em 1967, após “La Traviata”, no mesmo Covent Garden, Giulini anunciou que estava se aposentando do mundo da ópera. O turismo das estrelas vocais entre o Met e o Scala — e a mania por interpretações modernas dos diretores, disse ele, estavam levando a uma falta de respeito pelas obras e seus compositores. Ele disse que não tinha desejo de passar mais tempo em aeroportos do que em ensaios, e não queria nada com os cantores que “chegaram bem a tempo para o ensaio geral”. Anos depois, recordaria com saudade das condições de trabalho de sua primeira produção de “La Traviata”, quando ele, Maria Callas e Luchino Visconti tinham três semanas antes do início dos ensaios para discutir “todas as questões relativas à dramaturgia”.
Daí em diante, Giulini se concentrou na literatura sinfônica — em Beethoven, Schubert, Brahms, Bruckner e Mahler —, bem como em obras sagradas, como a “Missa solemnis” de Beethoven e os requiens de Mozart e Verdi. Trabalhou como maestro convidado na Chicago Symphony Orchestra e na Vienna Symphony. Em 1979, ele sucedeu Zubin Mehta como regente principal da Orquestra Filarmônica de Los Angeles. Carlo Maria Giulini enfatizou constantemente que é importante ter as peças musicais em reverência, dizendo que ele só poderia reger algo depois que se tornasse parte de sua vida e que ele pudesse amar cada nota. Ele se via como um fornecedor. “Sou apenas uma pessoa muito pequena e estou lidando com Mozart, com Bach, com Beethoven, com todas essas pessoas”, disse ele, continuando: “O que essas pessoas colocaram no papel — isso não diz também. Afinal, o que você pode realmente expressar em notação musical com esses gráficos? O que significa andante, allegro ou diminuendo? São apenas palavras. E a partir dessas palavras, temos que tentar entender o que essas pessoas incríveis realmente queriam dizer. E não apenas tentar entender — temos que dizer nós mesmos. Porque os 'Grandes' não estão lá — nós, regentes, temos que dizer isso agora.”
A ideia de dizermos “nós mesmos” guiou Giulini ao longo de sua carreira, e ele queria expressar as coisas da melhor maneira possível. “Para mim, a música é sempre uma experiência nova. Para mim, cada ensaio está vinculado a uma grande emoção, uma grande tensão. Faço música com a minha vida inteira — e dou toda a minha vida a isso”, disse ele. Quando questionado se era por isso que fazia tão poucos shows e chegava ao estúdio de gravação tão raramente, ele respondeu com um sorriso: “Li uma vez que um treinador de futebol disse que, antes de uma partida importante, ele tirou a bola de seus jogadores para tentar deixá-los com fome. Acho que isso é certo. Preciso dessa fome de música.”
Depois de uma longa batalha contra a doença, Carlo Maria Giulini faleceu em 14 de junho de 2005, aos 91 anos, em seu país natal, a Itália. Para o"New York Times, ele era o “San Carlo da Sinfonia”, e um diário italiano o chamava de “gigante silencioso”. Entre os maiores maestros de sua geração, Carlo Maria Giulini foi, em muitos aspectos, a exceção. Ele não era do tipo que se orgulhava do poder, e sua carreira permaneceu livre de escândalos. Sua prioridade era a música e, com ela, o respeito pelas composições e seus criadores. O exagero do estrelato e os mecanismos de marketing da música o revoltaram, ele disse: “Isso não me interessa — de forma alguma. Esteja eu no topo ou não, esteja vendendo muitos ou apenas alguns discos: isso não me interessa em nada.”
Maestro Ethmar Filho – Mestre em Cognição e Linguagem.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS