Retornando ao exercício após a recuperação do coronavírus
30/06/2020 22:02 - Atualizado em 30/06/2020 22:05
 
 
-Duas novas declarações de consenso de especialistas em pneumologistas e cardiologistas, publicadas separadamente no The Lancet e no JAMA Cardiology, exigem cautela.
 -As novas declarações apontam que a questão sempre espinhosa de quando atleta doentes podem retornar ao treinamento é ainda mais complicada agora, já que o novo coronavírus é novo e muito sobre seus efeitos a curto e longo prazo no corpo permanecem desconhecidos. Assim, os autores das novas afirmações estabelecem avaliações e protocolos experimentais que, idealmente, atletas doentes completariam antes de retornar ao exercício extenuante. Eles também destacam alguns sintomas preocupantes que potencialmente podem suscitar novas preocupações no futuro.
 -Até agora, é claro, quase todos nós reconhecemos que a aptidão não é garantia contra o Covid-19. Corredores de maratona, ciclistas competitivos, jogadores profissionais de basquete e outros atletas estão entre os muitos que testaram positivo para o vírus, e alguns supostamente desenvolveram doenças graves. Um número incontável de outros atletas pode ter sido infectado, mas assintomático e nunca percebeu que carregava o vírus.
-Muitos desses atletas agora podem se sentir prontos para retomar o treinamento pesado. Mas os critérios habituais de retorno ao jogo para atletas provavelmente não se aplicam a alguém que foi infectado com o coronavírus, diz o Dr. James Hull, pneumologista esportivo do Royal Brompton Hospital em Londres e co-autor da nova declaração em The Lancet sobre atletas e coronavírus.
-Desde a década de 1990, ele diz, os médicos de medicina esportiva geralmente confiam no "controle do pescoço" para decidir se e quando um atleta com problemas respiratórios deve treinar. Usando essa medida, se os sintomas de um atleta estiverem confinados, em geral, à cabeça - ou seja, acima ou no pescoço, como coriza, sinusite e dor de garganta -, normalmente ele pode treinar e jogar.
-Mas o novo coronavírus preocupa os pneumologistas esportivos, diz Hull, em parte porque, em algumas pessoas, a doença pode parecer benigna a princípio e depois descer rapidamente. "Vimos que as pessoas têm alguns sintomas leves para começar e parecem melhorar", diz ele, "apenas para se deteriorar bastante aos sete dias após os primeiros sintomas".
-Em vez disso, ele e outros pneumologistas, escrevendo no The Lancet, aconselham os atletas que testaram positivo para o coronavírus ou suspeitam que podem ser positivos para descansar, sem nenhum exercício, por pelo menos 10 dias a partir do momento em que sentirem os primeiros sintomas. Então, supondo que sua doença permaneça leve, eles devem continuar descansando por mais uma semana, mesmo após a resolução dos sintomas.
-Esse protocolo é conservador, mas está alinhado com uma nova opinião de consenso sobre atletas, coronavírus, exercícios e corações publicada este mês no JAMA Cardiology, com o apoio do Conselho de Cardiologia Esportiva e Exercício do American College of Cardiology.
-Os cardiologistas se sentiram compelidos a divulgar essa declaração em parte porque o novo coronavírus às vezes parece ter efeitos inesperados e perigosos no coração, mesmo entre atletas robustos, diz o Dr. Jonathan Kim, cardiologista esportivo da Universidade Emory, em Atlanta, e co-autor de as novas recomendações, com o Dr. Dermot Phelan, do Sanger Heart and Vascular Institute, em Charlotte, NC, e o Dr. Eugene Chung, da Universidade de Michigan.
-Com a maioria das infecções respiratórias virais, diz ele, talvez 1% das pessoas infectadas desenvolvam problemas cardíacos relacionados, como miocardite, que é uma inflamação do músculo cardíaco. Mas há indícios de que as pessoas infectadas com o coronavírus podem ter uma incidência muito maior de problemas cardíacos, diz ele, embora os riscos reais sejam difíceis de avaliar, com tanto sobre o vírus ainda misterioso.
-Mesmo assim, ele e seus colegas cardiologistas sugerem, assim como os autores do artigo da Lancet, que atletas e praticantes de exercícios com resultados positivos para o vírus, mas com sintomas leves ou inexistentes - ou que se preocupem com a possibilidade de terem sido infectados, sem testes - fique em casa e descanse por pelo menos duas semanas a partir da data de seus primeiros sintomas ou teste positivo. Esse período também é a duração do auto-isolamento exigido pelas diretrizes de saúde atuais após qualquer possível exposição ao vírus.
-Dr. Kim concorda. Para a maioria dos atletas que passaram semanas em casa se recuperando do vírus, os primeiros treinos podem parecer ruins, diz ele, já que quaisquer efeitos virais persistentes podem combinar com a perda do condicionamento físico geral. Então, espere algum desconforto. Mas se você sentir um aperto no peito considerável ou crescente ou novas palpitações cardíacas, pare de se exercitar, entre em contato com seu médico e discuta se você deve concluir os testes cardíacos, diz ele.
-Qualquer atleta que tenha sido hospitalizado ou acamado pelo vírus provavelmente precisará de extensos exames pulmonares e cardíacos e liberação de seus médicos antes de se exercitar novamente, diz ele.
-Mas para aqueles que são praticantes casuais que não testaram positivo para o vírus ou não se sentiram doentes durante esta pandemia, caminhadas, jogging, ciclismo e outras atividades permanecem seguros e desejáveis, diz ele, com distanciamento social adequado e cobertura facial, é claro . "É uma boa idéia ser cauteloso agora", diz ele, "mas o exercício ainda é uma das melhores coisas que você pode fazer por sua saúde".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]