Prefeitura e comerciantes iniciam testagem de comerciários em Campos
26/06/2020 13:12 - Atualizado em 31/07/2020 19:19
Genilson Pessanha
Entidades ligadas ao comércio de Campos, juntamente com a Prefeitura, iniciou nesta sexta-feira (26) a testagem de comerciários, para a Covid-19. Participam da iniciativa a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejo) e a Associação de Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa (Carjopa). Os exames acontecem de segunda a sexta, das 08h às 17 horas, no prédio da Fundação CDL.
De acordo com o gerente da CDL, Nilton Miranda, as pessoas devem ligar de segunda a sexta, das 08h às 17h para marcar o exame. No ato do cadastramento, é deixado um email, por onde o comerciário receberá o resultado em até 48 horas. A empresa não pode marcar os exames para os funcionários porque são feitas perguntas pessoais no ato do cadastro. Isso também tem gerado uma espera na hora da marcação.
Perguntado sobre a preocupação com a proliferação da doença, o gerente lembrou que a atividade do comércio é também fonte de renda para as pessoas.
Genilson Pessanha
— Existem duas preocupações, uma que é o problema da doença e outra que é o problema das pessoas trabalharem. No comércio, a maioria dos vendedores trabalham por comissão. Se não vendem não estão ganhando. Se não está ganhando, como vai botar o feijão e o arroz em casa — pontuou.
Sobre as denúncias de estabelecimento que não seguem as medidas de higienização, Nilton aponta um problema geral entre as pessoas. “A gente pede ao comerciante que forneça as condições. Ele tem que dar o material, o álcool em gel e o que se faz necessário que vai fazer o cuidado com a saúde dele também. Agora o povo é que é o problema. Você anda pela rua e vê as pessoas sem máscaras. Pessoas que não são do comércio também têm que tomar cuidado. Tem gente que parece não estar acreditando no que está vendo”.
Para o presidente da CDL, José Francisco Rodrigues, a testagem dos comerciários é necessária para ajudar a controlar a disseminação do vírus. “Além de ter a amostragem das pessoas que vão atender ao público neste momento, esse trabalho também reflete na prevenção. Os trabalhadores ficarão ainda mais atentos aos protocolos que devem ser seguidos à risca com o público e para o cuidado pessoal”, comentou.
Para agendar o teste, basta ligar para os números (22) 2726-1027, (22) 98826-0529 ou (22) 98826-0522.
Testagens - Neste mês, a Prefeitura deu início à testagem em massa. Já realizou testes em motoristas de ônibus e sistema alimentador e cobradores em parceria com o Sest/Senat e vem realizando a testagem de motoboys, taxistas e taxistas auxiliares. Juntamente com o aplicativo Dados do Bem testa a população com prioridade para profissionais da saúde. Através da Vigilância em Saúde, está testando profissionais das forças de segurança.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS