Cano se prepara para enfrentar America sábado, no CT ou no Ferreirão
Matheus Berriel 23/06/2020 20:43 - Atualizado em 24/07/2020 18:54
Elenco alvinegro treina desde segunda-feira no CT Eduardo Viana
Elenco alvinegro treina desde segunda-feira no CT Eduardo Viana / Divulgação/Ascom Americano
Cumprindo tabela no Grupo Z do Campeonato Estadual, o Americano já sabe quando vai finalizar a atual temporada. Foi marcada para o próximo sábado (27) a partida contra o America, às 15h. Como a partida acontecerá sem público, o Alvinegro tenta obter autorização da Prefeitura de Campos para atuar no Centro de Treinamento (CT) Eduardo Viana, em Guarus. Caso contrário, jogará no estádio Antônio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira, onde mandou seus jogos até a competição ser interrompida devido à pandemia do novo coronavírus. A definição acontece nesta quarta-feira (24).
Na última segunda-feira (22), a representação do elenco no CT foi marcada pela testagem da Covid-19 dos atletas, viabilizada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Um jogador da categoria de juniores, que seria integrado ao elenco profissional, foi diagnosticado com a doença de forma assintomática. Desde então, cumpre isolamento domiciliar, acompanhado pelo médico do clube, André Bousquet. Outras oito pessoas não especificadas, também assintomáticas, tiveram Covid-19 e já desenvolveram anticorpos, totalizando nove casos confirmados. Entre os já curados a Folha apurou que há dois atletas, dois funcionários de apoio, um diretor e um membro da comissão técnica. Não há informação sobre os outros dois casos.
 
 
Ao todo, foram realizados 47 testes, incluindo 24 jogadores, seis membros da comissão técnica, sete diretores e 10 funcionários das áreas de limpeza, segurança e cozinha do clube. O tipo de exame feito detecta dois tipos de anticorpos: o IGM e o IGG. Um aponta a infecção na fase ativa, enquanto o outro revela que o vírus já esteve na corrente sanguínea e foi eliminado pelas defesas do corpo. Haverá novos testes no sábado (27), até quatro horas antes de a bola rolar.
— Apesar de ter tido um atleta testado positivo para Covid-19, que passa bem, graças a Deus, tivemos um saldo positivo de trabalho, hoje, em quase 100%. Agora, vamos retomar os treinos e seguir no planejamento da partida contra o America — afirmou na segunda-feira o presidente do Americano, Vagner Xavier.
Concentrado no CT desde então, o elenco alvinegro treinou na própria segunda e também na terça-feira (23). Outras três atividades diárias estão previstas até sexta (26), sempre no turno da tarde.
— O tempo é curto, e não haverá espaço para conseguir condicionar fisicamente os atletas. Precisamos minimizar o risco de lesão e tentar dar uma cara ao time — disse o técnico Rafael Soriano ao site oficial do clube.
Foram estendidos por um mês os contratos de Patrick, Espinho, Biliu, Gean Miller, Gustavo Tonoli e Franklin. Já tinham contrato em vigor os atletas Gustavo Baioco, Sanderson, Gabriel, Digão, Raí, Paulo Vitor, Romário, Di Maria e Nathan, que seguem no plantel disponível para o jogo, completado por Lucas Claup, Vitor, Vinicius, João Victor, Patrick Silva, Esterfeson, Chamoun e Lucas Duarte, todos do time sub-20.
— Como temos algumas limitações pelo regulamento, buscamos trazer jogadores do sub-20 que têm condições de jogo, e trouxemos de volta esses cinco atletas, que são de posições onde observei uma maior carência. Acredito que montamos um grupo forte, digno de honrar as tradições do Americano e terminar o Estadual com uma vitória — pontuou Rafael Soriano.
Com nove pontos conquistados em três jogos, o Americano já tem vaga garantida na Seletiva da Série A em 2021. Vice-líder, com três pontos, o America precisa no mínimo de um empate no sábado para se livrar do rebaixamento. Se perder, terá que decidir contra o lanterna Nova Iguaçu quem cai na última rodada, quando o Cano folgará.
Jogadores do Americano foram testados para Covid-19 na segunda-feira
Jogadores do Americano foram testados para Covid-19 na segunda-feira / Divulgação/Ascom Americano

ÚLTIMAS NOTÍCIAS