Policiais da DP de Guarus prendem no ES suspeitos de furto de gado
Daniela Abreu 16/07/2020 11:47 - Atualizado em 30/07/2020 19:07
Dois homens foram presos e dois veículos apreendidos em uma operação da 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, que investigava a atuação de uma quadrilha especializada em furto de gado no Norte do Estado do Rio de Janeiro e Sul do Espírito Santo. As diligências ocorreram nas cidades de Apiacá, São José dos Calçados e Bom Jesus do Norte, onde as prisões e apreensões ocorreram. Os crimes eram cometidos nos distritos de Santo Eduardo, Santa Maria e Morro do Coco e as negociações em cidades do estado vizinho. Dentre os presos está um ex-candidato a deputado estadual de Bom Jesus do Norte, que seria o mentor intelectual do grupo.
O delegado titular da 146 DP, Pedro Emílio Braga, disse que a operação foi desencadeada para cumprir quatro mandados de prisão contra suspeitos de integrarem a quadrilha que agia há pelo menos dois anos.
— Através de diligências realizadas em Bom Jesus do Norte, São José dos Calçados e Apiacá, nós chegamos à prisão desses dois indivíduos, dentre eles o mentor intelectual dessa quadrilha, um indivíduo que, inclusive, foi candidato a deputado estadual naquela cidade — disse o delegado que revelou ainda que os outros dois integrantes da quadrilha são foragidos.
Segundo Pedro Emílio, a quadrilha invadia propriedades à noite e com uso de caminhões, que pertenceriam ao ex-candidato, roubavam os animais, em geral, levando-os para cidades do Espírito Santo. “Na residência dele e, em outros endereços comerciais a ele atribuídos, foram encontrados documentos que mostravam que ele trabalhava de forma costumeira com compra e venda de veículos. Uma função que acreditamos que ele tivesse a facilidade de estar sempre utilizando caminhões diferentes, inclusive foi encontrado na posse de dois veículos fruto de roubo, além de diversos cheques, que nós imaginamos, seja fruto de alguma utilização dos valores obtidos com esse crime, já denotando, muito possivelmente, uma atividade de lavagem de capitais, sobretudo através do comércio de veículos de procedência ilícita”, explicou.
Não houve registro de ações violentas do grupo em ações deles na região. A investigação foi fruto de crimes ocorridos na área da 146ª DP, o último deles ocorrido no último dia 12, em Morro do Coco. “A partir daí nós obtivemos êxito em destrinchar a forma de atuação dessa quadrilha e, também, qualificar os indivíduos envolvidos”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS