Esportes e atividades físicas a céu aberto em Campos têm regras de prevenção à Covid-19
* Arthur Soffiati e Ícaro Barbos 21/07/2020 20:29 - Atualizado em 03/08/2020 18:28
Alunos e professor de máscara em praça pública
Alunos e professor de máscara em praça pública
O município de Campos segue no terceiro nível do plano de retomada das atividades econômicas e sociais, mas a semana começou com a flexibilização de algumas medidas preventivas à Covid-19. Desde segunda-feira (20), está liberado realizar atividades físicas acompanhado por profissional de educação física em praças, ruas, avenidas, clubes e academias a céu aberto, com limite de cinco alunos. Não é permitido o uso de equipamentos coletivos. Também podem ser praticados esportes em quadras, com grupos de até quatro pessoas, respeitando as regras de distanciamento e higienização.
— As pessoas ainda estão com medo de ficar num mesmo ambiente fechado. Então, a segurança que o profissional de educação física tem em prezar pela saúde do seu aluno é facilitada a céu aberto, em praças — disse o professor de educação física Elimar Albuquerque, que na própria segunda deu aula para um grupo de quatro pessoas no Jardim São Benedito. — Os profissionais de educação física estão tendo um cuidado de levar mais equipamentos, treinar explorando o peso do próprio corpo e propor atividades voltadas à coordenação motora, sem ter que tocar em implementos para a atividade — pontuou.
No Clube de Regatas Saldanha da Gama, foi montado um protocolo de segurança para a prática de tênis. Na véspera, os atletas devem realizar agendamento da quadra por telefone (2723-3055 e 99958-2208), informando previamente os nomes dos envolvidos nas partidas. Na portaria do clube, é medida a temperatura dos sócios, com impedimento de entrada caso esteja superior a 37,5º. Foram disponibilizadas três quadras para treinos, das 7h às 20h, e uma para aulas, das 7h e 18h, com duração máxima de duas horas, cada. As aulas podem ter no máximo dois alunos, com distanciamento mínimo de dois metros. Cada atleta deve usar seus itens pessoais e higienizá-los com álcool em gel 70%. Nos treinos, são permitidas partidas nos estilos simples e duplas, respeitando as mesmas recomendações.
O protocolo do Saldanha da Gama prevê ainda que os atletas já cheguem ao clube com a roupa de treino e de máscara, que só pode ser retirada durante a atividade. Não é permitido o uso do vestiário, apenas dos banheiros próximos às quadras. Todos devem deixar o clube após o encerramento de aula ou treino.
Saldanha da Gama criou protocolo para prática do tênis
Saldanha da Gama criou protocolo para prática do tênis
Itaoca — Na segunda-feira, foi liberado o acesso ao Morro do Itaoca para a prática esportiva, às segundas, terças e quartas-feiras, com limite de 35 pessoas, usando máscara e com distanciamento.
— O controle de entrada à Serra do Itaoca será realizado com emissão de senhas pela secretaria municipal de Desenvolvimento Ambiental, para evitar aglomeração. É importante ressaltar que, a liberação ao local é somente para a prática esportiva e não para outros fins. Os guardas do parque estarão no local para fiscalizar se as regras serão cumpridas — explicou o secretário da pasta, Leonardo Barreto.
A primeira etapa das obras no local está pronta. No pé do Morro do Itaoca, foram construídos banheiros com acessibilidade, guarita, pórtico e estacionamento com 35 vagas. Também foram feitos serviços de recuperação do pavimento da pista de subida, canaleta de drenagem, sinalização turística, trilha para corrida e nova pista de voo livre, projetada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) nos padrões para eventos de nível nacional. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS