Welligton Paes: Os médicos na Academia Campista de Letras
Welligton Paes 21/07/2020 16:24 - Atualizado em 29/07/2020 16:27
Sede da Academia Campista de Letras
Sede da Academia Campista de Letras / Reprodução/Facebook
A história da intelectualidade campista muito deve aos médicos. Em 2018, solicitei ajuda ao presidente da época da Academia Campista de Letras (ACL), Herbson Freitas, que nos forneceu uma lista de médicos e informou que a ACL, infelizmente, não possui na sua secretaria nenhum documento que contenha a admissão de sócios. Na gestão do professor Américo Rodrigues da Fonseca Filho, cuja posse ocorreu em julho de 1984, com o objetivo de minimizar uma leve crise e ativar o quadro de sócios, foram convidadas algumas figuras ligadas à cultura e à história de Campos. Eu sou um dos convidados. Não fui eleito, entrei pela “janela”. Ao contrário, a Dra. Vanda Terezinha Vasconcelos, minha parceira neste trabalho, foi eleita democraticamente, e, por sinal, minha afilhada.
ABELARDO DO NASCIMENTO VASCONCELLOS
Nasceu em Bom Jesus do Itabapoana, em 1899. Exerceu por anos o magistério, e foi inspetor federal de Ensino. Foi membro da ACL e presidente da Associação de Proteção à Infância de Campos (Apic). Como médico, professor e homem de cultura, grangeou um sem números de amigos e admiradores. Foi presidente da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirugia (SFMC). Faleceu em 1969.
 
 
ACYR BELLO DE CAMPOS
Nasceu em Cambuci, em 1906. Mudou-se para Campos, onde fez o primário e secundário, este no Liceu. Formou-se em 1932 pela Faculdade Nacional de Medicina. Em Campos, foi o primeiro facultativo a exercer a especialidade de cardiologia, e introduziu a eletrocardiografia. Pertenceu à SFMC, onde foi presidente. Além de renomado médico, foi poeta. Pertenceu à ACL. Faleceu em Niterói, em 1976.
 
 
ALBERTO JOSÉ SAMPAIO
Nasceu em Campos, em 1881, onde iniciou o estudo das primeiras letras. Fez o curso secundário no Liceu de Humanidades. Formado em medicina e em botânica. A sua obra é imensa. Não se sabe bem o que mais apreciar, se o botânico ou o geógrafo, o sociólogo ou o professor. Foi membro efetivo e honorário da SFMC, e na ACL ocupou a cadeira nº 5. Faleceu em 1946.
 
 
ANTONIO PEREIRA NUNES
Nasceu em Campos, em 1895. Aqui fez um curso primário e o início do ginásio, que terminou no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Formou-se em medicina pela Faculdade Nacional, e especializou-se em pediatria. Integrou a missão médica brasileira que seguiu para a França na Primeira Guerra Mundial. Após o conflito, veio para Campos. Foi médico da Estrada de Ferro Leopoldina. Chefiou o serviço médico da Usina São José. Foi presidente da SFMC por dois períodos. Realizou o grande sonho do seu pai, Benedito Pereira Nunes: erguer o Hospital Infantil. Faleceu em 1971.
 
 
ANTONIO ROBERTO FERNANDES
Nasceu em São Fidelis, em 1945, onde aprendeu a ler em casa, com o pai. Tornou-se funcionário do Banco do Brasil, e ingressou na Faculdade de Medicina de Campos (FMC), onde fixou residência. Formou-se em 1975. Poeta, trovador, escritor. Foi membro da Academia Fidelense de Letras, da Academia Pedralva Letras e Artes e da ACL. Foi também músico, compositor e ator. Deixou três livros publicados, quatro peças teatrais escritas, incontáveis canções e poemas. Faleceu em 2008.
 
 
DIÓSCORO MAIA VILELA
Nasceu em São Fidélis em 1907, onde iniciou seus primeiros estudos. Completou o secundário no Liceu de Humanidades de Campos. Diplomado pela Faculdade Nacional de Medicina. Voltou a Campos, onde iniciou como médico na Policlínica e no Hospital São José, em Goitacazes. Foi professor no Liceu Humanidade; membro atuante da SFMC; e membro efetivo da ACL. Presidiu o Americano Futebol Clube. Faleceu em Niterói, em 1977, onde estava residindo.
 
 
EWERTON PAES DA CUNHA
Nasceu em Campos, em 1915. Seu curso primário foi feito no Colégio Público. O secundário, no Colégio Diocesano e Liceu de Campos. Diplomou-se pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio, na turma de 1937. Homem de elevada cultura. Foi secretário de Saúde e Educação em Campos; sócio atuante da SFMC.; professor e diretor do Liceu; professor da Faculdade de Direito (FDC); e também professor e diretor da FMC. Membro efetivo da ACL, musicista, pianista virtuoso. Publicou livro sobre Chopin. Faleceu em 1985.
 
 
HENRIQUE MEIRELLES CASPARY
Nasceu em Laje de Muriaé, 1879. Estudou no Liceu de Humanidades de Campos, onde começou a manifestar seus dons poéticos. Formação profissional múltipla. Diplomado de início em odontologia, em 1902, depois em farmácia, em 1905. Em 1908, bacharelou-se em direito. Colou grau em medicina em 1922, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Além disso, foi jornalista, poeta, escritor e músico. Foi sócio efetivo da SFMC. Pertenceu também como sócio à Academia Pedralva e ACL. Faleceu em 1963.
 
 
JAMIL ÁBIDO
Nasceu em São João do Paraíso, distrito de Cambuci. Curso primário em Campos, para onde veio cedo. O secundário no Colégio Bittencourt, e concluiu o científico no Liceu de Humanidades. Diplomou-se pela Faculdade Fluminense de Medicina, atual Universidade Federal Fluminense (UFF). Em Campos, foi médico credenciado de vários Institutos de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas), e trabalhou em quase todos os hospitais. Foi associado à SFMC. Formou-se em direito. Com a morte de Godofredo Tinoco, em 1983, a ACL passou por um período difícil. Após consenso entre os acadêmicos, Jamil foi escolhido presidente. Faleceu em 1987.
 
 
JOSÉ FELIX DE SÁ
Nasceu em Campos, em 1909. Iniciou seus estudos com seus irmãos e primos em casa, com sua avó. Ingressou depois no Liceu de Humanidades. Após concluir o segundo grau, seguiu para o Rio, onde formou-se em medicina pela Faculdade Nacional. Especializou-se em clínica médica, depois em ginecologia e obstetrícia. Trabalhou na Policlínica e na Maternidade de Campos. Foi diretor e médico do Serviço Social da Indústria (Sesi) e diretor do Centro de Saúde. Primoroso ator de teatro. Pertenceu à ACL e à SFMC. Faleceu em 1962.
 
 
MANUEL ALBERTO BARBOSA GUERRA
Nasceu em Campos, em 1908. Fez o curso primário no Externato Freitas. O ginásio, no Liceu de Humanidades de Campos, onde, com um grupo de rapazes, criou o “Centro de Debates”, e fundou dois jornais essencialmente literários. Optando pela medicina, recebeu seu diploma pela Faculdade Nacional em 1931. Trabalhou na Beneficência, Santa Casa e no consultório. Foi um dos fundadores do Lions em Campos. Admirável homem de letras. Pertenceu à SFMC, à Asociação de Imprensa Campista (AIC) e à ACL. Faleceu em 1977.
 
 
MÁRIO FERRAZ SAMPAIO
Nasceu em Limeira-SP, onde cursou o primário e o secundário. Diplomou-se em medicina na Faculdade de Campinas, e logo foi assistente de um renomado cirurgião. Deixou a medicina para dedicar-se à radiodifusão. Em Campos, viveu quase 60 anos e foi elemento de destaque dentre os empresários da radiodifusão nacional. Rotariano, professor, sócio da SFMC e da ACL. Faleceu em 1993.
 
 
NILSON CARDOSO DE SOUZA
Nasceu em Campos, em 1925. Fez seus primeiros estudos no Colégio Calomeni, prosseguindo no Liceu de Humanidades, onde chegou à presidência do Liceu Atlético Escolar de Cultura e Esporte (Laece). Em 1947, ingressou na Faculdade Fluminense de Medicina e diplomou-se em 1953. Como clínico, trabalhou na Santa Casa e no Hospital São José (Goitacazes). Depois, especializou-se em medicina legal, que o levou à condição de titular na cadeira nas Faculdades de Medicina e Direito de Campos. Foi médico do Posto de Urgência (PU) da Saldanha Marinho e associado à SFMC. Faleceu em 1996.
 
 
OSWALDO LUIZ CARDOSO DE MELO
Nasceu em Campos, em 1897. As primeiras letras aprendeu no Colégio Paraiso, e o secundário, cursou no Liceu de Humanidades. Seu título de doutor recebeu, em 1920, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Especializou-se em oftalmologia. Foi sócio fundador da SFMC, seu primeiro secretário, e presidente por duas vezes. Médico da Beneficência, onde instalou o serviço de oftalmo e otorrinolaringologia (ORL). Foi um dos fundadores da Apic e seu presidente. Fez parte do grupo que fundou a FMC, onde foi professor e diretor. Pertenceu à ACL. Faleceu em 1968.
 
 
RENATO ALVES MORETTO
Natural de Espera Feliz-MG. Ainda na infância foi para o Rio. Inicialmente, estudou no Colégio Brasil-Estados Unidos, e depois no Pedro II. Graduou-se em medicina em 1970, escolhendo pediatria como especialidade. Terminada a residência, foi convidado para chefiar a cadeira na FMC. Organizou o serviço de pediatria no Hospital dos Plantadores de Cana. Concluiu, em 2003, o mestrado em cognição e linguagem. Escritor, deixou vários livros. Pertencia à SFMC e à ACL.
 
 
JOSÉ RUFINO DE CARVALHO FILHO
Nasceu em Campos, em 1911. Após curso brilhante no Liceu de Humanidades, matricula-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, e diploma-se em 1935. Em Campos, trabalhou na Santa Casa e na Beneficência Portuguesa. Foi sócio da SFMC e, em 1950, exerceu a presidência. Membro efetivo da ACL, foi destaque também no setor intelectual, com pendores especiais para a poesia. Possuidor de extraordinária memória. Faleceu em 2002.
 
 
SEBASTIÃO JOSÉ DE SIQUEIRA
Nasceu em Campos, em 1949. Fez o curso primário no Externato Regina. O secundário, no Liceu de Humanidades. Concluiu seu curso de medicina em Vitória, na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia (Emescam), e foi morar no Rio para especializar-se em psiquiatria. Voltando a Campos, em 1985 formou-se em direito na FDC. Trabalhou nos Hospitais Henrique Roxo e João Viana, no PU da Saldanha Marinho e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps). É associado à SFMC e pertence à ACL. Escritor, poeta. Tem publicados dois livros, em parceria com o acadêmico Walter Siqueira.
 
 
VANDA TEREZINHA VASCONCELOS
Nasceu em Goitacazes, distrito de Campos, em 1946. Fez o curso primário na Escola Municipal em Ponto da Cruz e na Escola Estadual João Batista de Paula Barroso, ambas em Goitacazes. Curso ginasial e o de formação de professores na Escola Normal São Salvador. Possui três cursos de nível superior: Pedagogia, pela Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic); medicina pela FMC; e direito pela Universidade Cândido Mendes (Ucam). Mestrado na Ucam (2004) e dezenas de especializações, relacionadas às áreas de atuação. Escreveu dois livros e diversos artigos. Atualmente, é professora da FMC, primeira tesoureira da Fundação Benedito Pereira Nunes (FBPN), presidente da SFMC (reeleita) e presidente da ACL. A primeira mulher médica imortal da ACL.
 
 
WALTER SIQUEIRA
Nasceu em Muqui-ES, em 1929. Em Campos, fez o primário e, após o curso de admissão, ingressou no Liceu de Humanidades, onde cursou o ginásio e o científico. Concluiu o curso médico em 1955, pela Faculdade Fluminense de Medicina. Em 1969, chefiou o Serviço de Endemias Rurais e assumiu a chefia da Clínica de ORL da Beneficência. Em 1971, chefiou o serviço da Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam). Foi médico ORL na Beneficência, Santa Casa e nos Hospitais dos Plantadores e Ferreira Machado. Foi um dos fundadores do Leonismo em Campos. Inteligência rara, escritor, poeta, trovador, e cronista. Pertence à ACL, Academia Pedralva, e é sócio atuante da SFMC. Publicou vários livros em parceria com os colegas Sebastião Siqueira e Welligton Paes.
 
 
WELLIGTON PAES
Nasceu em Murundo, Campos, em 1931. Aos sete anos, veio com a família para a sede do município. Fez o primário no Externato Monteiro de Castro; admissão e ginasial no colégio São Salvador. Cursou o primeiro ano do científico no Liceu de Humanidades, o segundo no colégio Batista, e o terceiro no Rio, já em preparação para o vestibular de Medicina. Diplomado em 1958 pela Faculdade Fluminense de Medicina. Em Campos, trabalhou na Fábrica de Cimento Paraíso (serviço médico), Usina Novo Horizonte, PU da Saldanha Marinho, Hospital dos Plantadores de Cana e Beneficência. Memorialista, tem vários livros publicados. Pertence à ACL, ao Instituto Histórico e Geográfico de Campos, à Pedralva, SFMC e ao Lions.
 
 
WILSON PAES
Nasceu em Murundu, Campos, em 1925. As primeiras letras aprendeu na própria localidade. O ginásio fez no internato do Colégio Bittencourt, em Campos, prosseguindo-os no Liceu de Humanidades de Campos. Ingressou na Faculdade Nacional de Medicina e diplomou-se em 1951. Em 1953 inicia em Campos sua vida profissional, trabalhou na Maternidade de Campos, Hospital Infantil e Santa Casa, além do consultório. Mais tarde ingressa no Sandu e no IAPC. Com a criação do INPS, foi seu 1º coordenador. Foi um dos fundadores da FMC, onde foi professor. Líder no movimento Leonístico da região. Foi também um dos fundadores da Maternidade da Beneficência. Presidiu à SFMC no ano de 1967. Faleceu em 2009.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS