Adiamento para 1º de novembro é segunda mudança de data na história da Prova Ciclística de São Salvador
Matheus Berriel 16/07/2020 20:25 - Atualizado em 29/07/2020 17:01
Devido à pandemia da Covid-19, 76ª edição do evento esportivo teve que ser postergada
Devido à pandemia da Covid-19, 76ª edição do evento esportivo teve que ser postergada / Divulgação/Supcom
Pela segunda vez em mais de sete décadas, a tradicional Prova Ciclística de São Salvador, realizada em Campos, não acontecerá no dia do padroeiro da cidade, em 6 de agosto. Devido à pandemia da Covid-19, a 76ª edição da prova foi adiada para o dia 1º de novembro. Segundo o atual organizador, o ciclista Afonso Celso Pacheco, a única mudança de data anterior havia acontecido em 1974, quando uma forte chuva antes da largada fez com que o evento esportivo fosse postergado para 7 de setembro.
Criada em 1945, a Prova Ciclística de São Salvador teve como idealizador o fotógrafo, ciclista e pracinha Gerardo Maria Ferraioulli, o Patesko, após o retorno deste da Segunda Guerra Mundial com a Força Expedicionária Brasileira.
— Quando Patesko chegou da Segunda Guerra Mundial, rresolveu, junto com o seu pai, realizar uma corrida de bicicletas para unir os povos. Na Itália, o ciclismo sempre foi um esporte tradicional, inclusive com vários clubes. Ele trouxe isso na bagagem. Hoje, tento perpetuar esse legado que o Patesko nos deixou — disse Afonso Celso Pacheco, que assumiu a organização há três anos.
A expectativa de Afonso e da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), que chancela e supervisiona a prova, é de que as inscrições sejam abertas no dia 1º de setembro. Estão previstas as seguintes categorias: elite, júnior, juvenil e infanto, em ambos os sexos, além de sub-30, sub-23, master A1, A2. B1, B2, C1, D1 e D2 masculinas; master A, B e C femininos; e paraciclismo PNE; com disputas abertas e também na divisão regional. Com data já definida no calendário estadual, a realização na véspera do feriado de Finados depende da evolução dos dados da Covid-19.
— O futuro a Deus pertence. Se nada melhorar, a gente vai ter que jogar para dezembro ou, infelizmente, esse ano não ter a prova. A princípio, ela vai acontecer no dia 1º de novembro — comentou Afonso Celso.
Além de apoio logístico da Prefeitura, a organização do evento busca apoio da iniciativa privada.
— Infelizmente, nesse ano não vamos conseguir premiação em dinheiro. Mas, também não vamos deixar de fazer a prova por isso. Estamos tentando viabilizar patrocínio de algumas empresas para as despesas da prova — explicou Afonso.
No ano passado, a Prova de São Salvador reuniu atletas de 10 estados brasileiros e valeu pontos para o ranking nacional de ciclismo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS