Laboratório da Firjan analisa qualidade de tijolos produzidos em Campos
15/07/2020 10:00 - Atualizado em 24/07/2020 19:04
  • Laboratório Móvel de Construção Civil

    Laboratório Móvel de Construção Civil

  • Laboratório Móvel de Construção Civil

    Laboratório Móvel de Construção Civil

  • Laboratório Móvel de Construção Civil

    Laboratório Móvel de Construção Civil

  • Laboratório Móvel de Construção Civil

    Laboratório Móvel de Construção Civil

O Laboratório Móvel de Construção Civil da Firjan Senai, instalado no Sindicato dos Ceramistas, na Baixada Campista, já está em funcionamento, realizando análises para aperfeiçoar produtos e processos das indústrias que compõem o polo de indústria cerâmica de Campos.
Na unidade, é possível realizar testes em tijolos, avaliando a qualidade da matéria prima utilizada e se os produtos estão dentro das normas regulamentadoras do setor. São feitos também ensaios técnicos que permitem medir aspectos como resistência e compressão, índice de absorção de água entre outros. O laboratório móvel é uma unidade avançada do Laboratório de Construção Civil da Firjan Senai de Três Rios.
Depois de prontas, as análises permitirão que sejam realizadas melhorias no processo de produção e aperfeiçoamento dos produtos. “Nossa proposta é, a partir das análises, propor planos de melhoria que vão proporcionar mais eficiência e produtividade para as empresas campistas. A partir dos relatórios, os empresários também poderão implementar novas tecnologias, além de repensar gestão de custos, uso de energias e controle de qualidade”, afirma Ivana Licurgo, gerente regional da Firjan Senai Sesi.
O polo ceramista de Campos é o maior de cerâmica vermelha do estado com 118 empresas instaladas e 4000 trabalhadores diretos. A produção de tijolos chega a 60 milhões de peças por mês vendidos, não só para o Rio de Janeiro, mas também para Espirito Santo e Minas Gerais.
— Esse era um grande pleito do nosso sindicato, pois termos um laboratório instalado aqui, próximo do industrial, vai melhorar a qualidade dos nossos produtos e torna-los mais competitivos no mercado. Acreditamos que, com esses processos de melhoria, poderemos não só aprimorar nossa eficiência produtiva como também ampliar nosso mercado comprador — ressaltou Osiel Batista, presidente do Sindicato dos Ceramistas da Indústria Cerâmica de Campos.
Fonte: Firjan

ÚLTIMAS NOTÍCIAS