O preguiçoso que queria liderar
26/06/2020 19:44 - Atualizado em 26/06/2020 19:48
Esses dias ouvi uma daquelas frases que ficam guardadas na cabeça da gente. “Elogio em boca própria é vitupério”. Em resumo, quer dizer que não devemos nos render ao autoelogio, sob pena de estarmos, na verdade, nos prejudicando. Essa coisa de autoimagem é mesmo complicada. Por vezes achamos que não merecemos aquela promoção, ou aquele amor. Mas tem o tipo mais perigoso: quando a autoimagem é deturpada para “mais”. Quando achamos que estamos com tudo, a última bolacha do pacote. 
Todo mundo tem um parente assim. Aquele que se acha cantor, o outro que pensa fazer churrasco muito bem, aquela que acredita que se veste melhor que atriz de Hollywood.
Eles estão em toda parte. No mundo político, isso é muito comum.
Quando a vaidade faz o político acreditar que sua oratória é perfeita, que seu projeto de lei vai mudar a região inteira ou ainda que todos ao seu redor sejam genuinamente seus fãs. Mas tem um tipo especial. Aquele que quer ser líder. Liderança, todos sabem, é preciso ser conquistada. Não basta gostar ou querer liderar. Pior ainda quando se tem preguiça de conquistar seu próprio espaço.
Em tempos de rede social os preguiçosos vaidosos alimentam seu ego em postagens cheias de filtros e hashtags chamativas. Tenho certeza que você já os viu por aí em algum Facebook ou Instagram da vida. Se não viu, saiba: eles estão por aí e estarão ainda mais. E querendo liderar a todo custo, cometendo vitupérios verbais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]