Marinha confirma ciclone Kurumí nesta sexta
Camilla Silva 24/01/2020 15:32 - Atualizado em 31/01/2020 16:26
Reprodução Widfinder
A Marinha do Brasil confirmou, nesta sexta-feira (24), a formação do Ciclone Kurumí em alto-mar, com centro a 700km de Arraial do Cabo, conforme previsões meteorológicas do início da semana. O Centro de Hidrografia da instituição informou que foram observados ventos de 65 km/h associados à Depressão Subtropical em alto-mar às 22h do dia 23 e ele segue se deslocando no sentido sul. Por superar 63 km/h, o fenômeno foi reclassificado e nomeado como Tempestade Subtropical, o que caracteriza um ciclone. Como reflexo do evento climático, fortes chuvas que atingem os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, desde quinta-feira (23), continuam a oferecer riscos à população. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu novo alerta, com início às 16h desta sexta (24), de grande perigo por alto volume de chuva para as regiões Norte e Noroeste Fluminense. Os rios Itabapoana, em Bom Jesus de Itabapoana, e Carangola, em Porciúncula, transbordaram e água afeta bairros próximos às margens. As chuvas na região começaram há cerca de uma semana e foram intensificas por causa da ocorrência do Ciclone Kurumí, em alto mar, a 700km de Arraial do Cabo. 
“São esperadas condições adversas de mar e vento no litoral brasileiro entre as cidades de Tramandaí (SC) e Santos (SP) e, também , entre as cidades de Arraial do Cabo (RJ) e Ilhéus (BA), além de grandes acumulados de chuva sobre o litoral e sobre a área marítima de atuação do fenômeno pelo menos até sábado”, diz o informativo.
O ciclone se caracteriza pelas condições de tempo severo em determinado setor, como ventos intensos e chuvas fortes. Por mais que suas consequências cheguem ao interior do país, ele afeta principalmente navegação e cidades litorâneas.
O Inmet publicou aviso, iniciando às 16h, de grande perigo de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia nos municípios da região Norte e Noroeste. “Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”, destacou.
Para ser oficialmente batizado de Kurumí, os ventos tinham que atingir 63km/ ou mais, o que aconteceu às 22h dessa quinta. Antes, a intensidade era de 55 km/h e o centro estava localizado a 250 quilômetros a sudeste de Macaé, no Rio, em área oceânica. Por causa da velocidade, ele ainda era considerado "depressão subtropical, estágio anterior a uma tempestade. O centro do fenômeno fica a 700 km (377 milhas náuticas) a Sudeste de Arraial do Cabo e deslocamento para o Sul. A expressão em Tupi-Guarani que significa “menino”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS