João quer mandatos de vereadores
Aldir Sales 04/10/2019 21:26 - Atualizado em 08/10/2019 16:24
O diretório regional do Democracia Cristã (DC) decidiu fechar o cerco contra os vereadores em todo Estado do Rio de Janeiro. Eles não estariam, no entendimento da direção partidária, cumprindo o regimento. A informação é do deputado estadual João Peixoto, presidente do partido no Rio de Janeiro e vice nacional. Em Campos, os dois vereadores do partido, Cláudio Andrade e José Carlos, foram notificados, segundo Peixoto. O deputado explicou que a comunicação foi protocolada na Câmara na última quarta-feira e eles têm 10 dias para suas alegações no procedimento partidário. De acordo com João, além da expulsão, a legenda buscará sanções mais severas, sobretudo a perda dos mandatos.
O presidente regional do partido explicou que a abertura desses processos internos segue uma orientação nacional. No Estado do Rio de Janeiro, o DC tem 28 vereadores com mandatos e apenas dois não responderão ao procedimento. “O partido teve candidato a presidente da República, mas teve vereador que postou fotos de outros candidatos, por exemplo. Mas as questões de infidelidade partidária já aconteciam antes mesmo da eleição”, afirmou Peixoto, acrescentando que se os vereadores “não se pronunciarem em 10 dias, já serão chamados os suplentes”.
O advogado João Paulo Granja explicou que em procedimentos internos, como o que o DC instaura no momento, os partidos podem expulsar os parlamentares, mas isso não significa que o vereador perca automaticamente o mandato. No entanto, o advogado também explicou que a agremiação partidária pode ingressar com ação na Justiça Eleitoral com o objetivo de ficar com as cadeiras, sob a mesma alegação de infidelidade.
A relação entre Peixoto e os dois vereadores campistas não anda bem há algum tempo. Em entrevista ao programa Folha no Ar, na rádio Folha FM, no dia 21 de abril, o deputado estadual disse que não havia mais clima para os dois no DC.
— Meu relacionamento com os dois (José Carlos e Cláudio Andrade) é ótimo. Mas eu não acredito que os dois vão continuar no partido. Acredito que estão esperando a janela para sair porque não têm mais ambiente para ficarem no partido. Não serão candidatos no DC.
À época, José Carlos disse que iria deixar o partido, mas Andrade afirmou que não havia clima ruim na legenda.
A equipe de reportagem não conseguiu contato com José Carlos e Cláudio Andrade até o fechamento desta edição.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS