Dicas de leitura pelo Youtube
05/10/2019 11:24 - Atualizado em 08/10/2019 15:52
Divulgação - Supcom
A coordenação de Língua Portuguesa/ Literatura da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) de Campos lançará na próxima quarta-feira (09) o canal de Youtube “Eu Curto Ler”, com dicas de leitura de estudantes. O evento de apresentação do projeto está marcado para as 10h, na Biblioteca Interativa Ana Maria Machado, que faz parte do Centro Municipal de Educação Integral (Cemei) do Parque Aurora.
O local de lançamento foi escolhido por ser o berço do projeto, mas estudantes de todas as escolas da rede municipal podem participar. Basta seguirem as regras da iniciativa: enviar para o e-mail [email protected] um vídeo com até com minutos de duração contendo uma dica literária. Os vídeos devem ser gravados na posição horizontal, em um algum espaço de leitura, com linguagem apropriada. Junto à gravação, também é necessário incluir a autorização de uso de imagem preenchida. Uma ficha foi disponibilizada em matéria sobre o canal no site da Prefeitura. Ao todo, a rede municipal conta com mais de 100 salas de leitura ativas.
— A leitura é a porta de outros saberes. É maravilhoso que os nossos alunos estejam aprendendo a ler por prazer, indicando livros e tornando o espaço da biblioteca vivo. Quando projetamos a biblioteca do Cemei, a ideia era justamente essa: de não ser um amontoado de livros de leitura obrigatória, mas sim um espaço prazeroso. Temos vários outros espaços de leitura na nossa rede municipal, com professores incentivadores, tudo para conseguirmos alcançar o sonho de formarmos uma geração de novos leitores — disse o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Brand Arenari.
Um cronograma de postagens foi montado para o novo canal. Todas às quartas-feiras será postado às 20h o vídeo de algum estudante do segundo segmento do ensino fundamental (do sexto ao nono ano). Às sextas-feiras, no mesmo horário, será a vez da divulgação de dicas de alunos do primeiro segmento (do primeiro ao quinto ano).
— O mundo moderno é interativo. O canal “Eu curto ler” tem como finalidade fomentar a leitura por meio do protagonismo de nossos alunos, no espaço digital, compartilhando dicas: os livros de que mais gostam de ler, autores preferidos, formas de ler e novidades da cultura literária; forma de contagiar de novos leitores — explicou a coordenadora de língua portuguesa e literatura Ana Raquel Pourbaix, que também coordena Programa Municipal de Incentivo à Leitura Ler [email protected]
Aluna do quinto ano do Cemei do Parque Aurora, a pequena Karlla Ribeiro, de 11 anos, é uma das participantes do projeto. “A biblioteca é o meu lugar preferido na escola. Agora, com o canal, eu posso falar com mais amigos sobre meus livros preferidos”, comentou.
Cursando o sétimo ano na mesma unidade, a adolescente Juliana Souza, de 14 anos, também demonstrou entusiasmo com a novidade: “Eu gosto muito de ler, adoro coleções. Vou falar sobre isso com meus colegas no canal”, falou a estudante.
Professora incentivadora de leitura do Cemei, Maria Eduarda Galdino virou uma incentivadora digital, dando asas à imaginação dos alunos. “A prática diária como incentivadora de leitura na escola revelou o quanto as crianças e jovens gostam de ler. Eles precisam ser motivados! O canal é uma oportunidade de estimular mais a leitura e formar outros leitores”, frisou.
Educadoras de outras unidades escolares já manifestaram interesse em participar da iniciativa. É o caso de Onalita Tavares Benvindo, da Escola Municipal Lídia Leitão de Albernaz. “A relevância desse canal se justifica na medida em que permite que a criança estimule a outra no universo da literatura, numa linguagem interativa, promovendo com isso um efeito mais significativo”, concluiu. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS