Parques temáticos e aquáticos pelo Brasil
*Filipe Aquino 07/10/2019 17:58 - Atualizado em 14/10/2019 13:07
Fotos: Divulgação
De Norte a Sul, o que não falta é diversão para quem passeia pelo Brasil. São mais de 15 parques, aquáticos e temáticos à disposição do turista em nove estados brasileiros. Paisagens com cenários exuberantes, brinquedos e atividades das mais variadas são atrativos para quem está a fim de curtir uma experiência única, lúdica e encantadora. Os parques são opções de lazer para toda família, com atrações para crianças e adultos, onde o que mais interessa não é a idade, mas a energia e disposição para embarcar nas aventuras proporcionadas.
Conheça a seguir alguns parques temáticos do Brasil:
BETO CARRERO WORLD
Imagine um dia inteiro de diversão em alta velocidade, 360º graus de adrenalina e um mundo de fantasias com 14 milhões de m² de área construída em uma das mais belas regiões do litoral brasileiro. Esse é o Beto Carrero World, maior parque temático da América Latina, localizado no balneário de Penha, norte de Santa Catarina — a 35 km de Balneário Camboriú e a 110 km da capital Florianópolis.
A novidade agora é que crianças com a partir de cinco anos já podem desfrutar da mais nova atração local: a pista de patinação no gelo, que conta até com pinguins na pista. O parque também oferece mais de 100 atrações para todas as idades em um complexo que desafia os cinco sentidos. São montanhas-russas, torres e elevadores que misturam altura e velocidade, espetáculos de arte e teatro, passeios de trem e teleférico, áreas temáticas e de interação com animais, simuladores e muita tecnologia.
O completo centro de lazer, com parque aberto das 9h às 18h, possui infraestrutura com serviços de alimentação (restaurantes, lanchonetes, sorveterias) e apoio à família (fraldário, guarda-volumes, estacionamento). Ao seu redor, o turismo de sol e praia é a pérola da região: há mais de 500 km de litoral, incluindo águas famosas pela observação de baleias.
Com tantas atrações e ambiente agradável, o Beto Carrero World foi eleito o segundo lugar mais popular para os brasileiros em 2014. De acordo com a assessoria de comunicação do parque, o empreendimento também conquistou o Certificado da IAAPA (membro da Associação Internacional de Parques Temáticos, na sigla em inglês) e o TripAdvisor, como vencedor do Prêmio TravellersChoice 2014, classificado pelos viajantes como o melhor da América do Sul e sexto do mundo.
BEACH PARK
O complexo de 180 mil m² conta com o parque aquático e resort, uma forma dos convidados desfrutarem opções de lazer e descanso nas proximidades dos atrativos.
Distante 15 minutos de Fortaleza (CE), cidade que é um dos “sonhos de consumo” para quem viaja para o Nordeste, o Beach Park combina atrações refrescantes e radicais para quem tem coragem de enfrentar, por exemplo, o mais alto toboágua do mundo, com altura de um prédio de 14 andares. Mas também há brinquedos para crianças menores: uma área especial é dedicada exclusivamente às brincadeiras infantis.
O Beach Park já ganhou algumas premiações nacionais e internacionais. Entre os prêmios faturados estão: segundo melhor parque aquático do mundo (TripAdvisor); uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, em 2013; Travel Channel’s Best Extreme Attaction of the World; Impact Award Acqua Circo, em 2012; e o de Melhor Parque Temático do Brasil, em 2014, pela revista Viagem e Turismo; entre outros.
As atrações são divididas em três modalidades: para a família, moderadas ou radicais. No Beach Park o visitante também pode usufruir de serviços de relaxamento, saunas e um amplo cardápio gastronômico.
HOT PARK
Inaugurado há 17 anos, o Hot Park, em Rio Quente, Goiás, possui um diferencial: é o único parque com água quente corrente natural da América Latina. Lá está localizado a praia do Cerrado, também com águas termais, cercada de areias cristalinas e ondas de até 1,20 metro de altura.
Entre as mais de 20 atividades aquáticas, a novidade que tem atraído o público é o Xpirado, um escorregador com 32 metros de altura e 146 metros de comprimento. É a primeira atração tematizada do parque. Antes de subir a torre do toboágua, o visitante assiste a um filme com a história de um vilarejo de pescadores, abandonado após um ataque de piranhas assassinas. Durante o percurso do brinquedo, é possível passar por um aquário repleto dessa espécie. Na subida, mensagens sonoras, com gritos e placas como “suas chances de desistir estão acabando”. Tudo isso para tornar o clima “aterrorizante”. Quem já foi, recomenda e diz que é pura adrenalina.
No espaço de 50 mil m², crianças e adultos podem desfrutar de uma ampla programação, pois é possível praticar rapel, caiaque, arvorismo e escalada, entre outras modalidades. Outras atividades que ganham destaque são o mergulho ecológico em um lago de 9 mil m² de águas quentes e um viveiro onde os pássaros vivem soltos. Há mais de 200 espécies, entre araras, papagaios, tucanos e corujas. Tudo isso reunido na Fazenda Água Quente, no município do interior goiano.
É possível chegar ao Hot Park partindo de destinos como São Paulo (820 Km), Brasília (310 Km), Goiânia (170 Km) e Belo Horizonte (730 Km).
WET’N WILD
Em 2014, uma atração inédita chegou ao parque aquático Wet’n Wild — o Vortex, um tobogã de 24 metros de altura, com uma queda de 12 metros e uma velocidade de até 70 quilômetros por hora. O brinquedo tem um formato um tanto quanto curioso, um funil, que suporta até quatro pessoas em uma imensa boia. O Vortex é o terceiro modelo do brinquedo no mundo — os outros dois estão na Malásia e em Abu Dhabi (Emirados Árabes).
O Wet’n Wild, localizado em Itupeva, interior de São Paulo, possui 25 atrações que atendem todas as idades. A Ilha Misteriosa do Cascão, por exemplo, é frequentada principalmente por crianças, que brincam pelos balanços, quedas d’águas, duchas e mangueiras. Já os idosos ou aqueles que não sabem nadar podem aproveitar o Lazy River e se refrescar em um rio de correnteza com 320 metros de extensão, com águas tranquilas. O parque implementou, ainda, um sistema inteligente com circuito fechado de armazenamento e reaproveitamento de toda a água utilizada no local. Isso significa que o turista se diverte de maneira sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
O parque turístico já recebeu prêmios de reconhecimento que vão do marketing à popularidade da atração. Entre eles está o Theme Index 2013, da Themed Entertainment Organization, que apresenta as empresas de entretenimento mais populares do mundo. O Wet’n Wild fica a cerca de 72 km da capital São Paulo.
Fonte: TurismoBrasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS