Escolinha de triatlo completa um ano
03/10/2019 19:18 - Atualizado em 08/10/2019 15:44
Nos últimos 12 meses foram 15 competições, mais de 40 medalhas conquistadas e novos horizontes apresentados aos alunos da primeira escolinha de triatlo do interior do Rio de Janeiro, implantada pela Prefeitura de Campos. No Cede do Alphaville são atendidos 40 alunos, entre 6 e 18 anos, que participam das aulas de natação, corrida e ciclismo sob a orientação do professor e coordenador Rômulo Santos. Para marcar o primeiro aniversário, o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin, participou de um bate-papo com os alunos, pais e professores. Com apenas 9 anos de idade, a aluna Vittória Azevedo entregou uma cartinha de agradecimento pelo incentivo ao esporte.
O resultado deste trabalho pioneiro na região já começa a despontar bons frutos, principalmente para os jovens Elias Soares, 16 anos, e Arthur Souza, 18 anos. No dia 13 de outubro, os dois participam na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, da seletiva única para o Mundial de Aquathlon, ao lado do professor Rômulo.
— O evento é organizado pela Federação de Triatlo do Estado do Rio de Janeiro e deve reunir cerca de 300 atletas de todo o país. Os seis primeiros colocados, em cada categoria, se classificam para o Mundial, em Amsterdã, na Holanda, em 2020 — explicou Rômulo.
A aposentada Josemary de Sá Machado Barros, avó de Yasmim Barros, de 6 anos, falou da importância que o esporte vem fazendo na vida da neta. “Ela já superou o medo de andar de bicicleta e tem ainda os benefícios físicos e sociais que o esporte vem proporcionando. Quando ela precisa faltar uma aula, fica chateada”, contou a avó.
Angélica Oliveira Martins, mãe do Pedro Henriques Martins, de 8 anos, também comemora o projeto. “Meu filho está há três semanas. Ele fazia natação e jiu-jitsu, mas conseguiu a vaga para a escolinha de triátlon e está muito feliz. O esporte dá disciplina, ajuda a controlar a ansiedade”, disse.
Vittória Azevedo aproveitou a oportunidade para agradecer por meio de uma cartinha a implantação da escolinha em Campos. “Fazer uma atividade física é bom para a saúde e para o desenvolvimento da criança”, disse.
Já Rabeca Rangel, de 7 anos, foi uma das primeiras alunas matriculadas. “O esporte ajuda a dar disciplina e foco”, ressaltou a mãe Cintia Pessanha.
A escolinha de triatlo da Fundação Municipal de Esportes funciona no Cede do Alphaville, com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, de 9h às 10h30 e das 15h às 16h. Os alunos participam de aulas de natação, ciclismo e corrida. Os interessados devem procurar a secretaria do Cede para maiores informações. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS