Vereador é preso em frente à Câmara de SJB por esquema de rachadinha
16/10/2019 09:39 - Atualizado em 16/10/2019 22:25
Isaías Fernandes
O vereador Gersinho Crispim (SD) foi preso em frente à Câmara Municipal de São João da Barra, na manhã desta quarta-feira (16). Ele chegava para a sessão do Legislativo, quando foi surpreendido por agentes do Grupo de Atribuição Originária Criminal da Procuradoria-Geral de Justiça (Gaocrim), do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A denúncia é da prática de “rachadinha”, que é caracterizada quando um servidor repassa parte ou a totalidade de seu salário ao político que o contratou. Gersinho foi encaminhado ainda na quarta para a Cadeia Pública Dalton Crespo.
A sessão da Câmara desta quarta-feira aconteceu normalmente. Gersinho foi conduzido à 145ª Delegacia de Polícia, em São João da Barra, onde foi ouvido, assim como o assessor, que seria colaborador da investigação. 
MP se manifesta por meio de nota:
“O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atribuição Originária em Matéria Criminal (GAOCRIM/MPRJ), do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), prendeu hoje (16/10), o vereador Gersinho Crispim, em frente à Câmara de Vereadores de São João da Barra. O político foi surpreendido pelos agentes quando chegava para a sessão do Legislativo.
A prisão em flagrante foi efetuada logo após o vereador ter recebido de um assessor R$ 3,5 mil, que seriam fruto da prática de rachadinha – o confisco de parte dos salários dos servidores – o que configura crime de peculato. Gerson Crispim já vinha sendo investigado pelo MPRJ por supostos repasses de valores mensais da remuneração de servidores nomeados por ele para trabalhar em seu gabinete, sendo a prisão decorrente de ação controlada judicialmente comunicada.
As investigações apontam para a existência de uma embrionária organização criminosa, hierarquicamente organizada e suficientemente sedimentada para a prática de reiterados crimes contra a administração municipal, causando prejuízos aos cofres públicos do Município de São João da Barra”.
Câmara de SJB emite nota:
“A Câmara Municipal de São João da Barra vem esclarecer que nada tem a acrescentar ao que já foi divulgado pela imprensa acerca do ocorrido na manhã de hoje com um dos vereadores desta Casa de Leis. O Legislativo esclarece, ainda, que vai aguardar o desenrolar das investigações, que estão a cargo do Ministério Público”.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]