Consórcio ganha a adesão do município de Italva
30/09/2019 19:03 - Atualizado em 08/10/2019 16:30
O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) ganhou mais um integrante: o município de Italva. O termo de adesão foi assinado na tarde desta segunda-feira (30), em assembleia geral ordinária do consórcio, realizada no gabinete do prefeito de Campos, Rafael Diniz, que também é presidente do Cidennf.
— O consócio vai ser muito bom para nós. Temos muita dificuldade, porque somos uma cidade pequena — comemorou a prefeita de Italva, Margareth de Souza Rodrigues Soares, citando a importância de os municípios da região unirem esforços em torno de projetos comuns em benefício de toda a população.
Formado em 2018, o Cidennf agora conta com a participação de sete municípios: Campos, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Quissamã, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana. Segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Vinicius Viana, que também é secretário executivo do consórcio, até 2020 está prevista a adesão de mais municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense.
— Nossa proposta é trabalhar uma cooperação entre os municípios que facilite principalmente a elaboração de projetos e captação de recursos junto ao Governo Federal. Neste momento de dificuldade econômica que todos os municípios atravessam, precisamos trazer mais recursos para a nossa região — explicou Vinicius Viana.
O consórcio intermunicipal é uma ferramenta legal que permite aos municípios atuar de forma integrada na busca de investimentos e recursos e na execução de ações de interesse comum. Através do Cidennf, já estão em andamento 32 projetos em setores como agricultura, turismo, saúde, ciência e tecnologia e meio ambiente.
Um desses projetos é a Patrulha Mecanizada, que já beneficia pequenos agricultores da região. O programa será ampliado, com o trabalho de recuperação de estradas vicinais. Durante a assembleia desta segunda-feira, foi dada mais uma boa notícia: o Cidennf será contemplado com recursos do Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente (Procel Reluz), da Eletrobras, que permitirá aos municípios investir na aquisição de luminárias de LED.
— Já traçamos as diretrizes para 2020 e fechamos vários outros projetos que vão beneficiar não apenas Campos, mas todos os municípios. E hoje tivemos a honra de receber o município de Italva, que passa a integrar o nosso consórcio, para continuarmos a crescer e a promover o desenvolvimento de Campos e da nossa região. O Cidennf é um caminho sem volta. É desta forma que nós trabalhamos, buscando o diálogo e as parcerias para superar os desafios — disse o prefeito Rafael Diniz. 
Também estiverem presentes à assembleia os prefeitos de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira; São Fidélis, Amarildo Alcântara; e São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos; e os vice-prefeitos de Quissamã, Marcelo Batista; e de Conceição de Macabu, Hélio Guerhard.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS