Ponto Final - Utilização do Palácio da Cultura aquece debate
10/07/2019 11:07 - Atualizado em 21/07/2019 16:23
Cultura em debate
Com 10 votos favoráveis, nenhum contrário e quatro abstenções, o Conselho Municipal de Cultura de Campos decidiu, ontem à noite, em reunião ordinária realizada no Museu Histórico, se posicionar contra o projeto do governo em utilizar parte do Palácio da Cultura como local para áreas de inovação, tecnologia e empreendedorismo. Um texto será assinado hoje pelos conselheiros para informar ao governo a decisão. Além disso, uma reunião extraordinária acontecerá no sábado (13), quando os conselheiros darão sugestões para que o Palácio da Cultura seja totalmente ocupado por atividades culturais.
Dividir espaço
O início da reunião de ontem do Conselho Municipal de Cultura foi comandado pelo superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Romeu e Silva Neto, convidado a explicar o projeto à classe artística, que reclamou não ter sido comunicada e/ou chamada para participar da formulação do mesmo. Pelo projeto original, segundo Romeu, cerca de 30 a 35% do espaço total seriam ocupados pela inovação. “A ideia não é desfigurar nem mudar o nome do Palácio da Cultura. Mas, dentro dele vamos ter um espaço para trabalhar a inovação”, pontuou.
Obrigatório
A partir da próxima segunda-feira, 15 de julho, será obrigatória a marcação do ponto biométrico nas repartições da Prefeitura de Campos onde há relógios instalados. O calendário de cadastro dos funcionários começou em 8 de abril e segue até 17 de julho. Nas unidades onde aparelhos ainda não foram instalados, a medida não será obrigatória neste momento. Até o momento, mais de 13 mil servidores já fizeram o cadastro. A iniciativa cumpre recomendações do Ministério Público Federal e Estadual, e Tribunal de Contas do Estado. Segundo o secretário de Gestão Pública André Oliveira, quem não marcar o ponto vai ter o pagamento suspenso.
Premiação
Acontece hoje, a entrega da 18ª edição da medalha “Construtor do Desenvolvimento Regional”, criada pela Firjan Norte Fluminense para reconhecer personalidades e empresários que contribuem para o desenvolvimento da região. Este ano, os homenageados são Jomar Machado e Oswaldo Almeida. A cerimônia será realizada na sede da Firjan, das 19h às 21h. A cada ano, membros do Conselho Regional do Norte Fluminense e da Comissão Municipal da Firjan em Macaé apresentam nomes de personalidades para serem candidatos a receber a honraria. No ano passado, os agraciados foram os empresários Carlos Bacelar e Paulo Maranhão Aguiar.
Shopping
Lançado no início de setembro do ano passado, o Guarus Plaza Shopping abrigou, ontem, em sua futura praça de alimentação, a Festa da Cumeeira. O evento foi realizado para a entrega das lojas já locadas, para que os empresários promovam o acabamento e as modificações que desejarem no espaço. A festa contou com a participação de representantes de associações comerciais e industriais, secretários municipais, vereadores, deputados estaduais e empresários de Campos e região.
Inauguração
O primeiro shopping do subdistrito, em construção em um terreno de quase 36 mil metros quadrados, contará com 54 lojas, 14 quiosques, três megalojas, três âncoras, três salas de cinema, banco, academia, salão de beleza e um supermercado, além de estacionamento com 510 vagas. O empreendimento é da JM Incorporadora, de Joilson Barcelos, e tem previsão de inauguração no mês de outubro. O cantor sertanejo Daniel foi contratado para a se apresentar na inauguração do espaço.
Adiou
A Câmara de São João da Barra adiou a realização de uma sessão extraordinária, que estava prevista para hoje. Segundo a assessoria da Casa, a transferência da sessão ocorre devido à inclusão de novos projetos e ainda não há nova data para realização. Entre os assuntos já previstos para apreciação estão o Programa Municipal de Incentivo ao Ensino Universitário; o Exame de Desempenho Unificado de Conhecimento Alunado (Educa) e a regulamentação do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.
Charge do dia:
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS