Ônibus do Hemocentro em coleta itinerante no Centro
Maria Laura Gomes 15/06/2019 12:20 - Atualizado em 18/06/2019 13:35
Maria Laura Gomes
A unidade de coleta móvel do Hemocentro de Campos está, neste sábado (15), em frente a uma academia localizada na rua Conselheiro José Fernandes, no Centro. O atendimento, que começou às 8h, segue até as 15h. A coleta itinerante, que acontece até o final do mês em Campos e em municípios da região, faz parte da campanha Junho Vermelho.
De acordo com a enfermeira do Hemocentro Juremi Mendes, a campanha foi criada no intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância e os benefícios da doação de sangue e vem dando resultado, ainda que seja abaixo do esperado.
— Ontem (sexta-feira), nós tivemos um movimento bom, tanto no Hemocentro quanto na unidade de coleta móvel, que esteve em Itaocara. A quantidade de bolsas que nós trouxemos foi boa. Foram 46 bolsas, mas a necessidade é muita. Ainda é pouco devido à demanda da necessidade de bolsas para pessoas que estão internadas esperando — explicou Juremi.
Para a socióloga Márcia Christo, de 58 anos, uma das doadoras desta manhã, a importância da doação é a solidariedade, é ajudar o próximo.
— Primeiro, em cada bolsa, você pode estar salvando quatro vidas. Mesmo que você nunca vá conhecer essas pessoas, isso, com certeza, vai trazer um bem pra você. Segundo, você tem uma série de exames que é feita. Você faz um verdadeiro check-up sobre o seu sangue. Existe hoje um grande preconceito na sociedade. As pessoas têm medo. Acham que, doando uma vez, vão ter que doar sempre. E não, você tem uma periodicidade. Mas o importante é que você está ajudando o próximo — afirmou Márcia.
Para quem quiser e puder doar, o ônibus do Hemocentro estará, na próxima terça-feira (18), em Quissamã, no Centro, em frente à Paróquia Nossa Senhora do Desterro. A campanha continua no dia 25, na avenida 28 de Março. Já no dia 27, em São João da Barra, a coleta acontecerá no Porto do Açu e, encerrando a campanha, no dia 29, doadores podem comparecer à Igreja Adventista do Sétimo Dia, na rua Padre Carmelo, 255. 
Doação na região — Além da coleta itinerante em Campos, a cidade de Itaperuna também realiza, neste sábado, uma ação de doação de sangue. A campanha começou às 8h e segue durante todo o dia em uma tenda de coleta montada em frente ao Colégio 10 de Maio, localizado na avenida Cardoso Moreira, no Centro da cidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS