Patriota quer mandato de Bruno Dauaire por infidelidade partidária
22/05/2019 15:27 - Atualizado em 22/05/2019 21:19
Bruno se filiou ao PSC no dia 12 de abril
Bruno se filiou ao PSC no dia 12 de abril
Agora sob a presidência de Eliane Cunha, a partir da fusão com o PRP, o Patriota entrou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pedindo o mandato do deputado estadual Bruno Dauaire. No mês passado, Dauaire, que foi eleito no PRP, ingressou (aqui) no PSC do governador Wilson Witzel. E, por tal mudança, o Patri alega infidelidade partidária.
Ainda como PRP, antes da fusão, o partido de Eliane Cunha também contestou, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o mandato do deputado federal Wladimir Garotinho, que em março se filiou ao PSD (veja Na Curva do Rio, da jornalista Suzy Monteiro). Wladimir diz que saiu do PRP porque o partido não alcançou a cláusula de barreira e, a partir de então, no entendimento do parlamentar, deixou de existir.
Só que esse não entendimento de Eliane, que agora também quer o mandato de Dauaire.
Vale lembrar que Wladimir e Bruno enfrentam, juntos, mais um processo. Eles são réus em uma ação movida pelo Psol (aqui) sobre suposta compra de votos, no bairro da Penha, no último pleito.
Atualização às 21h18 — Em nota, Bruno afirmou: “Tive o cuidado de manter a diplomacia e consideração com as lideranças dos partidos, porém, com todo o respeito a todos, tomei uma decisão respaldado na legislação, que me permite ter o direito de trocar de partido em consequência da cláusula de barreira. Por não ter atingido a meta de desempenho determinada por lei, o PRP foi inviabilizado e extinto. Busquei a preservação do exercício do mandato popular que me foi conferido. Se o partido deixou de existir e resolveu se incorporar ao Patriota, foi uma decisão do PRP. A minha saída juridicamente é conhecida como 'justa causa', uma exceção à regra de fidelidade por uma série de motivos, como o fim do partido, divergências de programas partidários, questões estatutárias, inviabilização do mandato e outras coisas”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]