Ressaca e ventos fortes causam destruição na praia de Guaxindiba
Virna Alencar 23/03/2019 13:00 - Atualizado em 26/03/2019 14:57
Divulgação Defesa Civil - SFI
A secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou, na manhã deste sábado (23), o mapeamento das áreas mais atingidas pelas alterações climáticas, previstas pela Marinha do Brasil, que emitiu alerta quinta-feira (21), quando a instituição anunciou a possibilidade um ciclone entre o litoral do Espírito Santo e o sul da Bahia. Segundo o secretário da pasta, Izolmar Soares, os danos ocorridos na tarde de sexta-feira (22) foram significativos na Avenida Atlântica, na praia de Guaxindiba, onde a ressaca – com ondas que chegaram a 2,5 metros de altura – atingiu o litoral e provocou queda de postes e árvores, e parte de um campo de futebol ruiu. Duas ruas da localidade precisaram ser interditadas. Conforme a previsão, os fenômenos poderão ocorrer até terça (26) e o órgão orienta para que a população se mantenha em estado de alerta.
Izolmar informou que a secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil trabalha de forma preventiva e orienta a população para não fique debaixo de árvores, perto de eletrificação, pare carro perto de poste e árvores, não coloque a mão em fiação que estiver no chão, por exemplo, prenda telhas e tampa de caixa d’água soltas, para melhorar a situação do município.
“Hoje pela manhã nós mapeamos as áreas que foram mais atingidas, principalmente, na praia de Guaxindiba. Houve algumas perdas patrimoniais da Prefeitura, como queda de postes, mas conseguimos fazer a retirada. Seis postes da edificação da Enel caíram, mas, já estão sendo reabilitados. Estamos aguardando para que durante o final de semana a maré venha a baixar, pois ainda há previsão de ressaca e do ciclone até terça-feira. Na segunda-feira (25), vamos começar o trabalho de retirada das 12 árvores que caíram na orla da Avenida Atlântica. Outras cinco ou seis árvores ainda oferecem risco de queda”, disse.
Ainda conforme o secretário, uma equipe da Enel – empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região – uma equipe teria feito a reabilitação dos postes de energia e ainda hoje seria feita a substituição da rede. A Folha da Manhã tentou contato com a empresa, mas até o fechamento desta edição não obteve respostas.
Entenda – O alerta diz ainda que o vento ciclônico pode atingir uma força 7/9. A análise foi feita pelo Centro de Hidrografia Marinha (CHM) em parceria com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe). “O fenômeno está associado à convergência dos ventos sobre uma região em que a temperatura da superfície do mar se encontra entre 29ºC e 30ºC, portanto, acima de sua média climatológica para o mês”, informou a Marinha.
O Serviço Meteorológico Marinho explica também que há previsão de ventos fortes nas proximidades do litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo, podendo atingir 102 km/h em alto-mar, no setor Leste do ciclone, e 61 km/h junto à costa, durante todo o período de atuação do ciclone. “Há previsão de mar grosso a muito grosso, com alturas de ondas entre 3,0 e 5,0 metros em alto-mar e possibilidade de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre Linhares (ES) e Porto Seguro (BA), com ondas entre 2,5 e 3,0 metros, estendendo-se ao Sul desse trecho até Vitória (ES) e ao Norte até Salvador (BA), com ondas de até 2,5 metros, entre os dias 23 pela manhã e 24 à noite. A condição de tempo severo provocada por esse sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa”, informou o alerta. 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS