Ex-presidente Michel Temer deixa prisão após quatro dias
25/03/2019 19:00 - Atualizado em 28/03/2019 14:08
O ex-presidente Michel Temer deixou, na noite desta segunda-feira (25), a superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, local onde estava preso desde a última quinta-feira (21). O desembargador federal Ivan Athié, relator no TRF2 dos recursos envolvendo a Operação Descontaminação, concedeu, liminarmente, Habeas corpus pedidos pelo ex-presidente Michel Temer, o ex-ministro Moreira Franco (ambos do MDB) e mais seis acusados, que haviam sido presos na última quinta-feira. Os méritos dos pedidos ainda serão julgados pela Primeira Turma Especializada do Tribunal. Não há data para o julgamento. Políticos de Campos comentaram o assunto.
Além de Temer e Moreira Franco, a ordem de soltura vale para o coronel João Baptista Lima Filho, sua esposa Maria Rita Fratezi, Carlos Alberto Costa, Carlos Alberto Costa Filho, Vanderlei de Natale e Carlos Alberto Montenegro Gallo. Na decisão, o desembargador explicou que analisou os recursos no fim de semana e que entendeu pela desnecessidade de manter as prisões preventivas. Ele elogiou o juiz federal Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no Rio, mas ponderou que não há fato novo que justifique prisão.
Presidente do MDB de Campos, Netinho da Baixada afirmou que muito prematuro ainda avaliar qualquer decisão: “Vamos esperar o fim das investigações”. Já o presidente do PSDB, Lesley Bethoven, disse: “É difícil opinarmos num assunto jurídico tão complexo, sem conhecermos o processo. De longe, fica a impressão que está acontecendo uma disputa dentro do próprio judiciário. Infelizmente, há 5 anos, a pauta nacional dominante é a prisão ou soltura de grandes líderes políticos nacionais. Eu preferia que o desenvolvimento nacional fosse o tema ‘locomotiva’ da nação, diante da situação de milhões de desempregados”.
Líder do PSL, o deputado estadual Gil Vianna diz que a Justiça esta conseguindo “pegar os tubarões” e vai conseguir, de alguma forma, pegar todos eles. (S.M.) (A.N.)
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS