Petrobras fecha contrato no Açu
25/03/2019 21:16 - Atualizado em 03/04/2019 17:30
A Petrobras e a Açu Petróleo (parceria da Prumo Logística e Oiltanking) assinaram contrato para realizar operações ship to ship no Terminal de Petróleo (Toil) da companhia, localizado no Complexo do Porto do Açu, em São João da Barra.
O contrato tem duração de 24 meses e prevê a realização de até 48 operações com navios tipo Suezmax e VLCC (Very Large Crude Carrier), podendo ser prorrogado por igual período. A Petrobras atualmente opera somente nos Terminais de Angra dos Reis (TEBIG) e São Sebastião (TEBAR) para a exportação de petróleo.
— A assinatura deste contrato com a Petrobras reforça a importância dos diferenciais do nosso Terminal na tomada de decisão por partes dos clientes. Somos o único terminal privado no país com capacidade para receber navios VLCC, além de oferecermos previsibilidade e segurança nas operações, que são realizada em área abrigada, com eficiência, confiabilidade, respeito e cuidado com o meio ambiente. Estes diferenciais tem se mostrado, cada vez mais, fatores prioritários para os nossos clientes, como a Petrobras e a Equinor — disse Victor Snabaitis Bomfim, presidente da Açu Petróleo.
Na última semana, a Açu Petróleo assinou também contrato com a norueguesa Equinor para a realização de operações ship to ship no terminal. Com duração de 36 meses, o contrato prevê escoar, a partir de janeiro de 2020, principalmente o petróleo produzido no campo de Roncador.
“Para este ano, a previsão é movimentarmos o dobro de 2018, quando atingimos aproximadamente 40 milhões de barris no ano. Além disso, estamos avançados no desenvolvimento do projeto para tancagem onshore que, além de proporcionar uma melhor otimização da frota de navios DPs para os nossos clientes, irá oferecer novos serviços, como armazenagem, dewatering e blending”, destacou Bomfim.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS