Arquivo Público de Campos fechado após furto de fiação
Virna Alencar 07/03/2019 10:58 - Atualizado em 08/03/2019 15:30
Arquivo Público Municipal
Arquivo Público Municipal / Supcom
O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, situado na rodovia Sérgio Viana Barroso (estrada de Tocos), em Campos, está sem energia elétrica após o furto de fios de cobre, medidor e disjuntor de energia. Segundo a Prefeitura, o caso foi identificado na madrugada do dia 27 e, por isso, a unidade não está funcionando. Na madrugada desta quinta-feira (7), o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Penha e uma unidade do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no mesmo bairro, também foram alvos de bandidos. 
A Prefeitura informou ainda que, ao verificar o problema, imediatamente foi convocada a equipe de manutenção que constatou a ausência de cabeamentos de iluminação e relógio de energia no local. A Guarda Municipal instaurou procedimento apuratório para identificar em que horário ocorreu o furto e por qual motivo o agente, que estava de serviço no período noturno, não identificou a falta de energia durante o plantão. O Arquivo Público Municipal conta com Guarda Civil Municipal (GCM) diariamente no local, inclusive nos finais de semana, com plantões de 24 horas. Atualmente, está em fase de orçamento o reparo e manutenção da rede danificada.
A ocorrência foi registrada pela equipe da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) na 134ª Delegacia de Polícia (Centro), onde o caso é investigado. Segundo o delegado Bruno Cleuder de Melo, as investigações estão em andamento para apurar os fatos e, até o momento, não há suspeitos identificados.
Saiba – O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho foi criado pela Lei 7060 de 18 de Maio de 2001. Sua finalidade é o de reunir o acervo histórico do município espalhado por diversas instituições, tratar, organizar e disponibilizá-los para pesquisa. Desde 2002, ano em que começou a funcionar, o Arquivo vem cumprindo com seu papel de servir aos pesquisadores e a comunidade em geral. A Instituição é administrada pela Prefeitura de Campos através da FCJOL.
Outros - Na manhã desta quinta-feira, quando funcionários do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Penha, em Campos, chegaram à unidade para trabalhar, após recesso do Carnaval, encontram o imóvel depredado. O forro e o telhado foram danificados, entretanto, nada levado do local, segundo nota da Prefeitura de Campos.
Já na unidade do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado próximo ao Cras, a Prefeitura informou que apenas uma tesoura e um fone de ouvido foram levados do local. O forro e o telhado da unidade também foram danificados. 
 
  • Cras da Penha depredado

    Cras da Penha depredado

  • Cras da Penha depredado

    Cras da Penha depredado

  • Cras da Penha depredado

    Cras da Penha depredado

 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS