Vídeo mostra homem se banhando no chafariz belga
Virna Alencar 26/02/2019 18:22 - Atualizado em 27/02/2019 16:23
Reprodução
O chafariz belga, situado na Praça São Salvador, no Centro de Campos, tem sido alternativa para muita gente amenizar o forte calor que atinge a cidade. Desde a manhã de segunda-feira (25), mais um vídeo circula nas redes sociais, sendo possível ver e ouvir um homem, que além de nadar nas águas do chafariz, embarcou no famoso meme “piscininha, amor”, protagonizado pelo jogador de futebol Egídio, lateral-esquerdo do Cruzeiro, durante as férias com a esposa, nas Bahamas, em dezembro do ano passado. Segundo a Prefeitura Municipal, apesar de não haver legislação específica que proíba a prática, caso seja identificado dano ao bem público ou qualquer ato que configure vandalismo ou crime ambiental, denúncias podem ser feitas juntamente à Guarda Civil Municipal e à Polícia Militar.
O homem, que não teve a identidade revelada, aparece nas imagens trajando apenas uma bermuda. Na oportunidade, ele pronuncia frases como “ai que beleza”, “ô, delícia”, “piscininha, amor”, “acaba não, verão” entre risadas com colegas que não aparecem nas imagens. O vídeo teria sido gravado na tarde de domingo (25), quando o movimento na área central era tímido.
De acordo com a Prefeitura, “assim que acionada, a GCM foi até o local para abordagem e, quando chegou, não havia mais ninguém no espaço. O órgão atua com orientação da população para práticas adequadas tanto com relação à manutenção do patrimônio público, quanto em relação ao trânsito. Caso seja identificado dano ao bem público, denúncias podem ser feitas através do telefone da Guarda, o 153/ 98175-0785, ou mesmo para a Polícia Militar, no 190. A GCM realiza patrulhamento diário com plantão 24h na região Central, além do monitoramento na região através das câmeras”.
A nota informou ainda que “a ação educativa pedindo a retirada é uma medida preventiva para se evitar danos, principalmente, por tratar-se de um bem tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam). A Guarda explica, ainda, que não há legislação específica que proíba pessoas de entrarem em fontes. Entretanto, se houver o flagrante pela equipe, a pessoa é orientada a se retirar, mas se insistir em permanecer no local após ser comunicada pelo agente, a Polícia Militar é acionada”, finalizou.
Segundo o superintende da superintendência de Postura, Victor Montalvão, existe uma pretensão de este ano ser feita a revisão do Código de Posturas incluindo sanções para quem acabar destruindo ou prejudicando de alguma maneira o patrimônio histórico da cidade.
O monumento é uma réplica de um dos 100 chafarizes que o descobridor da América, Cristóvão Colombo, mandou fabricar. Atualmente só existem dois no mundo, um em Campos e outro na Europa.
Outro – No dia 19 de janeiro, a situação foi um pouco diferente. Uma idosa pegou um pote e começou a pegar água do chafariz para se refrescar. Pessoas que passavam pelo local paravam para tirar foto e se surpreenderam com a atitude dela.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS