Liquidação de verão movimenta o comércio em Campos
Jane Ribeiro 12/01/2019 14:38 - Atualizado em 15/01/2019 10:43
Isaias Fernandes
O verão está no auge, com sol e clima quente. E como é tradição, o comércio de Campos está começando a grande queima de estoque. É a chamada “liquidação de verão”. Os comerciantes de diversos ramos estão com produtos com descontos de 10% a 50% e com pagamento facilitado. Segundo as entidades de classe ligadas ao comércio, o movimento deve intensificar nas lojas de material escolar.
De ventiladores a óculos de sol, as empresas procuraram agradar o cliente não apenas no estilo, mas também no bolso. Essa é estratégia usada também por Amaro Cardoso, gerente de uma loja de calçados. Segundo ele, o que não foi vendido no período de Natal está com preço mais em conta para sair agora.
— Esse é um período que não podemos ficar de braços cruzados, temos que reinventar e fazer o dinheiro circular e nada melhor do que uma queima de estoque com descontos que cabem no bolso do cliente. Aqui vamos ficar até o fim do mês facilitando a vida de quem ainda quer comprar — disse o gerente.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Orlando Portugal, informou que a entidade apoia e incentiva os comerciantes a realizarem a queima de estoque.
— O momento é de renovação de estoque, sendo assim uma boa liquidação dará oxigênio com formação de capital de giro para novas negociações de compra. Acho prudente fazer uma liquidação que venha encantar o cliente e, por consequência, o fidelizar — informou.
Para o consumidor a liquidação chegou em boa hora, principalmente para a estudante de direito Carolina Batista, que sempre aguarda esse período para comprar roupas com preço mais em conta.
— Sei que esse é um período em que o comércio fica mais calmo e sempre tem promoção e facilidade de pagamento. Hoje consegui comprar quatro peças de roupa e tive um desconto bom de 50%, coisa que não consegui no mês passado. Sou paciente e hoje estou fazendo a festa — disse ela.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Leonardo Castro de Abreu, o objetivo dos comerciantes neste mês de janeiro é gerar receita. “As promoções visam atrair a atenção do consumidor e já observamos que têm muitos clientes que aguardam as liquidações para fazer as compras e economizar, já que muitas lojas oferecem descontos bons tanto para o empresário como para o consumidor”, explicou.
Material Escolar também movimenta as lojas
O movimento intenso nas livrarias já começou. A busca por materiais escolares está levando os pais às livrarias. O setor afirma que, mesmo com a crise econômica, a movimentação não deve ser diferente dos anos anteriores, e que as compras de material escolar devem durar até depois do feriado de Carnaval. Esse ano a expectativa é de que o material escolar fique 10% mais caro do que o mesmo período do ano passado. Muitas escolas iniciam seu ano letivo em fevereiro, e já nesse mês os pais enfrentam a grande movimentação para a compra do material.
Dicas — O Procon de Campos orienta os consumidores para que tenham mais atenção na hora de efetuar as compras. Segundo a superintendência é preciso que os pais, antes de irem às compras, pesquisem os preços em várias livrarias. Para economizar é preciso que seja verificado quais os itens que restaram do período letivo anterior (tesouras, pastas, estojos de lápis de cor, canetas, etc) e avalie a possibilidade de reaproveitá-los, além de exigir a nota fiscal e ficar de olho na validade dos produtos. E o principal: sem a presença dos filhos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS