Governo italiano agradece ao Brasil por captura de Battisti
14/01/2019 22:46 - Atualizado em 17/01/2019 15:19
Reprodução - Facebook
O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, agradeceu nesta segunda-feira o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PSL) na captura e prisão de Cesare Battisti, no último sábado, na Bolívia. Já o ministro do Interior Matteo Salvini telefonou diretamente ao brasileiro para transmitir os agradecimentos e prometendo fortalecer “os laços” com o Brasil.
O primeiro-ministro disse que o esforço para capturar Battisti e fazê-lo cumprir a pena na Itália é resultado de uma “longa negociação com o presidente Bolsonaro” para dar uma resposta às famílias das quatro vítimas dele. “Estamos falando de quatro assassinatos e de um terrorista”, ressaltou.
Conte disse que Battisti cumprirá pena de prisão perpétua na Itália. O Ministério da Justiça informou que ele foi levado para o presídio de Oristano, na ilha da Sardenha. Battisti foi condenado pela Justiça italiana pelo assassinato de quatro pessoas, na década de 1970, quando integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo. “É um tempo de espera de 37 anos”, resumiu Salvini, que chamou Battisti de “terrorista” e “comunista”.
O ministro do Interior telefonou para Bolsonaro para agradecer a “colaboração internacional” e postou uma foto dele ao lado do brasileiro na sua conta pessoal do Twitter. “Fiz um telefonema para o presidente Jair Bolsonaro. Reiterei meus agradecimentos por nos permitir fechar a questão Battisti e estamos comprometidos em nos reunir em breve para fortalecer os laços entre nossos povos e nossos governos, bem como nossa amizade pessoal”, acrescentou Salvini.
O italiano foi capturado nas ruas de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, por agentes bolivianos em parceria com italianos. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS