Fé leva multidão a Santo Amaro
Celso Cordeiro Filho 15/01/2019 20:04 - Atualizado em 17/01/2019 15:41
A cada 15 de janeiro, como acontece há 286 anos, milhares de pessoas se deslocaram nesta terça-feira para a Baixada Campista com a missão de louvar e agradecer a Santo Amaro pelos milagres recebidos e, desde as primeiras horas do dia, centenas de romeiros chegavam ao distrito. A primeira missa aconteceu às 3 horas da manhã, seguida de outras a cada duas horas, sendo a das 11h celebrada pelo Bispo Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. Às 5h da manhã, aconteceu o levantamento do Mastro de Santo Amaro com queima de fogos.
As festividades prosseguiram durante todo o dia com uma multidão percorrendo as barraquinhas montadas na praça de Santo Amaro. Muitas pessoas vieram de regiões do Estado do Rio e até mesmo de outras partes do país. A maioria entrava na igreja para pagar promessas pelas conquistas recebidas através de Santo Amaro. Logo depois das 15h, aconteceu a tradicional Cavalhada que mostra a disputa entre mouros e cristãos. É uma tradição centenária que sempre atai a atenção dos visitantes. “É um espetáculo muito bonito. É a primeira que assisto e estou encantada. De agora em diante vou voltar aqui todos os anos”, disse Elizabeth Ribeiro, da cidade de Santo Antônio de Pádua.
A família se reuniu na manhã desta terça e caminhou de Farol de São Tome até Santo Amaro para participar da missa celebrada às 7h. Carlos Alberto Pessanha explicou que a caminhada começou há 29 anos com muitas graças e milagres na vida da família.
— Todos os anos a nossa família sai de Farol de São Thomé para vir a Santo Amaro. Tivemos um problema de saúde sério, mas apelamos para Santo Amaro e já vencemos essa etapa. Este ano o nosso grupo aumentou e reunimos 17 pessoas para percorrer o Caminho de Santo Amaro — disse Carlos Alberto.
Moradora de Dores de Macabu, Sônia Sardinha se emocionou ao contar o milagre que aconteceu com a neta de 8 anos que nasceu de um parto de alto risco. Isabela teve asfixia no parto e os médicos deram pouco tempo de vida. ”Minha neta acaba de completar 8 anos. Uma menina saudável e cheia de vida. Quando ela nasceu vim aqui na igreja e implorei a Santo Amaro que fizesse o milagre. Com alguns meses minha neta começou a reagir. Vim agora agradecer a Santo Amaro por esse milagre. Hoje Isabela é a alegria da nossa família — afirmou Sônia.
Dom Roberto Francisco Ferrería Paz celebrou a missa solene e destacou a devoção a Santo Amaro que foi implantada na região pelos monges beneditinos desde 1648. O bispo destacou a presença dos peregrinos que fazem todos os anos o Caminho de Santo Amaro e falou da cavalhada, tradição que marca a festa e promove o diálogo inter-religioso e intercultural.
— Santo Amaro é exemplo de vida e de obediência, mas também nos convida a refletir sobre os valores cristãos. Um santo que nos chama a viver uma vida voltada a promover a fé cristã. A Cavalhada representa a luta entre mouros e cristãos, mas no fim termina com o abraço que representa a fraternidade entre os povos — destacou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS