A um empate da verdadeira elite
Paulo Renato Porto 12/01/2019 18:10 - Atualizado em 14/01/2019 14:35
Isaías Fernandes
Só um desastre de grandes proporções tira do Americano a vaga na elite do futebol do Rio de Janeiro. Depois de seis anos na fila de espera, o Alvinegro está bem perto de voltar à disputa junto aos grandes clubes da capital. Líder da seletiva com 10 pontos ganhos, o time só precisa de um empate hoje contra o Resende, no Vale do Paraíba, para ficar com uma das duas vagas e disputar a fase principal do Campeonato Estadual.
Na vice liderança com oito pontos, ao Resende só resta vencer o jogo para não ser alcançado pelo América, que tem sete pontos e joga no mesmo horário contra o Nova Iguaçu, no Los Larios.
Mesmo que o Americano perca o jogo de hoje e o América vença, a classificação do Alvinegro poderá vir. Neste caso, os dois passariam a somar 10 pontos ganhos, mas a vaga ficaria com a equipe campista pelo saldo maior de gols. O América só entraria se fizesse mais de três gols na partida em Xerém.
O técnico Josué Teixeira prevê um jogo difícil em que algumas virtudes serão imprescindíveis para que o time saia com um bom resultado.
— Vai ser um jogo difícil. O Resende joga em casa e precisa vencer, vai ter que sair pro jogo ir para o ataque. Nós vamos buscar explorar os espaços que irão aparecer. Espero que tenhamos frieza e precisão na hora da finalização. Vamos atacar, mas também cuidar bem da marcação e sair com inteligência para buscar um bom resultado. Temos que ter paciência e inteligência — analisou Josué Teixeira.
Rodada - Em outro jogo, o Goytacaz enfrenta o Macaé, no Moacryzão
Josué só define a equipe na hora do jogo - A delegação alvinegra deixou Campos no início da tarde de ontem para cruzar os cerca de 430 km que separam as duas cidades. Josué viajou sem anunciar a escalação da equipe. Além do desfalque do zagueiro Admilton, suspenso, o técnico não terá o meia Flamel, com lesão grave no joelho. Marcos Paulo também está fora. Dedé e Neto também estão no rol das dúvidas.
Na zaga, o técnico deve manter Espinho. No meio de campo, Abuda ou Sanderson poderão reforçar o setor, com Gustavo mais adiantado, já que o empate favorece ao Americano.
Josué considera a vantagem do empate um aspecto positivo para o Glorioso, mas descarta jogar com foco apenas no regulamento.
— Temos a vantagem, mas não vamos mudar em nada a nossa forma de jogar. Já disse aos jogadores que vamos entrar sabendo que o empate nos favorece, mas se tivermos chance vamos matar logo o jogo. Não podemos desperdiçar — disse.
O Americano terá os cantos e gritos de incentivo de sua torcida no estádio em Resende nesta tarde. O chefe da Força Jovem, Sérgio Manhães, declarou que pelo menos dois ônibus e uma van deverão sair de Campos hoje, além de carros particulares.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS