Rema Barra teve início no Cais do Imperador
10/01/2019 18:59 - Atualizado em 17/01/2019 15:29
O projeto Rema Barra foi iniciado, nesta quinta-feira, no Cais do Imperador. Os 20 inscritos tiveram aulas práticas e teóricas simultaneamente no rio Paraíba do Sul. Ainda há tempo de interessados fazerem suas inscrições, para isso, devem comparecer à Coordenação Municipal de Juventude, na rua São Benedito, 139 – altos - Centro, das 9h às 17h. É necessária a apresentação de cópias dos seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência e atestado médico.
Para praticar o esporte basta apenas ter vontade de aprender a remar. De acordo com o coordenador do projeto Rema Campos, bombeiro Dimisson Nogueira, não são exigidos condicionamento físico e nem mesmo saber nadar, pois com a prática o ganho será automático. Durante as aulas os alunos aprenderão a remar com o uso dos braços, tronco e pernas para movimentar o barco.
— É importante que saibam que a maior força na remada está na perna, e corresponde a 70% da força, e 20% no tronco (lombar e abdômen) e apenas 10% nos braços, desmistificando a teoria de que o praticante fica musculoso — disse Dimisson, acrescentando que, em dois dias, os aprendizes estarão aptos a remar sozinho. Já para a prática em nível de competição é preciso ter um ano de treinamento, além, é claro, de talento.
O remo é um esporte completo, que trabalha o corpo inteiro e é benéfico à saúde, pois trabalha os sistemas cardiorrespiratório e cardiovascular, proporcionando qualidade de vida, e ainda pode ser praticado por qualquer faixa etária.
O jovem sanjoanense Guilherme Constantino, 14 anos, disse estar participando por incentivo da mãe. “O bom do remo é o contato com a natureza. Já pratico surf, skate e gosto bastante de nadar no Paraíba. A prática do esporte faz bem à saúde”, pontuou.
A parceria da Associação de Remo de Campos com a Prefeitura acontece desde o segundo governo da prefeita Carla Machado, lembrou Dimisson. “Estamos satisfeitos por desenvolver este ano o projeto Rema Barra, destaco que não são todas as cidades que tem o privilégio de ter um rio cortando, e a população tem acesso rápido”, finalizou.
A princípio as aulas acontecerão as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h, no Cais do Imperador. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS