Macri visita Bolsonaro, critica Maduro e fala sobre Mercosul
16/01/2019 20:28 - Atualizado em 17/01/2019 15:26
O presidente da Argentina, Mauricio Macri, esteve nesta quarta-feira em Brasília, onde se encontrou com Jair Bolsonaro para tratar sobre novos acordos envolvendo o Mercosul. Os dois também criticaram o líder venezuelano Nicolás Maduro, que foi chamado por Macri de “ditador que se perpetua no poder com eleições fictícias”.
Após reunião no Palácio do Planalto, Macri disse que os governos brasileiro e argentino compartilham preocupação com a situação dos venezuelanos. “A comunidade internacional já se deu conta: Maduro é um ditador que busca se perpetuar no poder com eleições fictícias, encarcerando opositores e levando os venezuelanos a uma situação desesperadora”, afirmou Macri. “Reiteramos que reconhecemos a Assembleia Nacional como a única instituição legítima na Venezuela, eleita democraticamente pelo povo venezuelano”, completou.
Bolsonaro disse que Brasil e Argentina têm convergência de opiniões e valores. “Essa identidade (serve) para que atuemos conjuntamente na defesa da liberdade e da democracia na nossa região. Nossa cooperação na questão da Venezuela é um exemplo mais claro no momento”.
Macri também falou que o encontro marca um salto para frente nas relações entre os países. “Um salto para frente na confiança e no vínculo que já eram bons e para que sejam ainda melhores entre Brasil e Argentina”.
Segundo Bolsonaro, o Brasil será um firme aliado na construção de uma região mais integrada, de mais desenvolvimento e de mais oportunidades. “Estamos confiantes na modernização do Mercosul, tanto em seu aperfeiçoamento interno como na expansão de suas relações com o mundo”. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS