Posse do novo comandante do 8º BPM acontece nesta quinta-feira
Victor de Azevedo 16/01/2019 21:09 - Atualizado em 17/01/2019 15:10
O tenente-coronel Rodrigo Ibiapina Chiaradia assume nesta quinta-feira o comando do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Campos, em cerimônia que será realizada a partir das 10h30. Ele vai substituir o tenente-coronel Fabiano Santos de Souza, que estava à frente do batalhão desde novembro de 2016. A passagem de comando do 8º BPM é mais uma mudança realizada nos setores da segurança pública em Campos neste ano.
Esta será a segunda vez que Ibiapina vai trabalhar em Campos. A primeira ocorreu entre outubro de 2017 e março de 2018, quando atuou como subchefe do Estado Maior Operacional no 6° Comando de Policiamento de Área (CPA). Antes de assumir o 8º BPM, Ibiapina estava, desde março do ano passado, no comando do 32º BPM, em Macaé.
Além de Campos, o 8º BPM abrange os municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis. Um dos grandes desafios do novo comando é combater os altos índices de criminalidade, principalmente em Guarus, além do tráfico de drogas e as brigas de facções no município.
Nesta sexta será realizada a troca de comando do 32º BPM. Quem assume no lugar do tenente-coronel Ibiapiana é o tenente-coronel André Henrique de Oliveira Silva. Haverá também a troca de comando no 29º BPM, em Itaperuna, que agora será chefiado pelo tenente-coronel Wagner Mello da Silva. Ele substitui o tenente-coronel Marco Aurélio Guarabyra Vollmer.
Mudanças — A passagem de comando do 8º BPM é mais uma troca envolvendo setores da segurança pública neste ano. A primeira alteração ocorreu no 6º CPA. O coronel Marco Aurélio Ciarlini Guanabyra Vollmer assumiu o lugar de Friederik Minervini Bassani. O 6º CPA é responsável pelos batalhões que integram a 6ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), que são: 8º BPM/Campos; 29º BPM/Itaperuna, 32º BPM/Macaé e 36º BPM/Santo Antônio de Pádua.
Também foram realizadas mudanças nas delegacias de Campos e região. O delegado Geraldo Rangel de Andrade Júnior — até então titular da 134ª Delegacia de Polícia (Centro) — assumiu a direção do 6º Departamento de Polícia de Área do Estado do Rio de Janeiro (DPA). O delegado Bruno Cleuder de Melo assumiu a 134ª DP e Pedro Emílio de Souza Braga a 146ª DP (Guarus). A delegada Madeleine Farias Rangel Dykeman assumiu a titularidade da 145ª DP (São João da Barra), e o delegado Carlos Augusto G. da Silva foi designado para a 141ª DP (São Fidélis).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS