Segurança em SJB reforçada no verão
10/01/2019 18:58 - Atualizado em 17/01/2019 15:29
A segurança é preocupação constante das autoridades em São João da Barra. O trabalho, neste período de verão, está intensificado com parcerias nas ações realizadas pelas polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e a secretaria de Ordem Pública (Semop). No primeiro balanço — entre o final de 2018 e o primeiro fim de semana de shows —, para o secretário de Ordem Pública, Rodrigo Machado, “o saldo foi positivo” e “os trabalhos executados com êxito”, inclusive dentro da Operação Orla Segura.
Pelos números da Semop, entre os dias 1º e 6 de janeiro de 2019, quando ocorreram os primeiros shows do Festival de Verão, foram 23 notificações no trânsito, por falta de cinto de segurança, motociclistas sem capacete e veículos com som alto. Quem gosta de som alto deve ficar atento à normatização do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) — pela resolução, nas vias terrestres abertas à circulação, até 80 decibéis, medidos a 7 metros de distância do veículo.
A tônica do planejamento não se resume aos principais balneários sanjoanenses. As operações, explica Rodrigo, vão ocorrer em vários locais com dias e horários alternados. No primeiro fim de semana de janeiro, por exemplo, uma ação coordenada, entre a Semop e a Polícia Militar, foi realizada do outro lado da Lagoa, em Grussaí, com 14 apreensões, dessas cinco carros e nove motos.
— A questão da segurança também foca o planejamento do verão, como os shows e eventos. Temos aqui a presença da Polícia Militar, da nossa estrutura montada para garantir maior segurança e da Polícia Rodoviária Federal, na BR 356, fazendo operações. Isso está acontecendo em todo o município. Os trabalhos da Secretária de Ordem Pública estão sendo executados e, até agora, com êxito — destaca Rodrigo Machado.
No caso da Polícia Militar, o comando está disponibilizando viaturas de outras companhias para atender a demanda, assim como moto patrulha e policiamento POE, com policiais a pé, de colete e bastão. O município também recebeu, neste início de ano, mais duas viaturas novas. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS