Onze novas viaturas reforçam ação de guardas em Macaé
11/01/2019 18:40 - Atualizado em 14/01/2019 14:01
A Guarda Municipal de Macaé recebeu, nesta sexta-feira (11), novas viaturas que vão reforçar a segurança do município. São nove carros da marca Voyage e duas picapes Fiat Toro. Durante o verão, os veículos serão utilizados para atender demandas nas áreas de mais movimento, como a orla das praias, onde 70 agentes atuarão a cada plantão.
De acordo com o secretário de Ordem Pública, Sebastião Carneiro, as ações de verão seguem até março, após o Carnaval. O secretário ainda afirma que as novas viaturas fazem parte do processo de reestruturação da Guarda Municipal.
— A ação ainda inclui novos uniformes, coletes balísticos e armas de choque, do modelo Spark, uma espécie de pistola que emite uma descarga elétrica que deixa a pessoa imobilizada tempo suficiente para ser algemada — explica o secretário.
Carneiro acrescenta que a utilização da arma de choque tem como objetivo trazer uma segurança a mais nas ações, tanto para o agente que o utiliza como para a preservação da integridade de vítimas e agressores. “A utilização do equipamento por um guarda bem treinado funciona para inibir uma atitude ou ação irregular”.
Em vários pontos — A presença da Guarda Municipal vem sendo reforçada diversos pontos da cidade. A estratégia adotada pela Secretaria Adjunta de Segurança, vinculada à Secretaria de Ordem Pública, visa aumentar o efetivo de agentes nas ruas, com as Patrulhas Comunitária e Maria da Penha. As duas têm em comum a busca da proximidade com a comunidade.
Para se fazer presente no dia a dia da vida do cidadão, a Secretaria de Ordem Pública também atua nas escolas municipais e prédios públicos. Com estrutura ampla, é responsável pela implementação de políticas públicas na área de segurança urbana e prevenção da violência.
— Guardas municipais, ambientais, seniores e mirins completam os programas do órgão em sua missão pela proteção de bens e serviços do patrimônio público e recursos naturais — concluiu o secretário de Ordem Pública. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS