Turismo religioso movimenta a Baixada Campista
14/01/2019 16:29 - Atualizado em 17/01/2019 16:27
O turismo religioso - segmento de mercado que se difere dos demais, porque tem como motivação fundamental a fé - é hoje a terceira maior vertente de potencial econômico do mundo e, especialmente, na Baixada Campista, cresce a cada ano. Prova disso são as duas maiores festas naquela região, as tradicionais de Santo Amaro no dia 15 de janeiro e de São Sebastião no dia 20, também deste mês. O município ainda conta com uma importante e tradicional festa religiosa, a do Santíssimo Salvador, padroeiro de Campos, em 6 de agosto.
Supcom - Divulgação
De acordo com o diretor de Turismo da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Hans Muylaert, as últimas informações da Associação de Hotéis, Pousada e Comércio da praia de Farol de São Thomé são de que a demanda na praia campista, que já estava em torno de 90%, cresceu ainda mais neste final de semana, o que ele atribui às festas da Baixada Campista.
— São duas festas tradicionais em uma semana, a de Santo Amaro, que recebe romeiros e devotos de todo o país, além de São Sebastião, também muito concorrida — acrescenta Hans Muylaert.
Este ano, somente no distrito de Santo Amaro, foram disponibilizadas pela Prefeitura para os ambulantes cadastrados, 70 barracas 3X3, sendo 30 destinadas à atividade de artesanato e 40 para venda de bebidas e alimentos. Um dos moradores antigos do distrito e voluntário das festas, Fernando Teles, acrescenta que a previsão é de 80 a 100 barracas participando da festa que começou neste domingo (12) e se estende até dia 15. De Quissamã, são esperados 20 ônibus com romeiros.
Mais uma vez este ano será realizado o Caminho de Santo Amaro, com saída dos romeiros da Praça São Salvador, percorrendo várias localidades e distritos, até chegar a Santo Amaro. Neste percurso, alguns ambulantes aproveitam para vender água, café, entre outros, fortalecendo assim a economia de muitas pessoas. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS