Witzel vence em 89 de 92 cidades
Aldir Sales 29/10/2018 21:36 - Atualizado em 31/10/2018 18:47
Carreata de Witzel
Carreata de Witzel / Reprodução Facebook
Se no primeiro turno a onda bolsonariana surfada por Wilson Witzel (PSC) surpreendeu ao fazê-lo o mais votado com mais do que o dobro para o segundo colocado Eduardo Paes (DEM), no segundo turno o “tsunami Witzel” varreu praticamente todo o estado. O governador eleito ganhou em 89 dos 92 municípios do Rio de Janeiro e confirmou o favoritismo apontado pelas pesquisas principalmente no interior, Região Metropolitana e na Baixada Fluminense.
Com uma coligação formada por 12 partidos, Paes obteve grande parte do fundo partidário, do tempo de televisão e dos apoios da ampla maioria dos prefeitos, no entanto, o desejo de mudança da população foi implacável. No primeiro turno, Paes ainda conseguiu ser o mais votado nos municípios de Quissamã, Laje do Muriaé, São José de Ubá, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Macuco, Comendador Levy Gasparian e Rio das Flores. No entanto, em todo o interior, no segundo turno o ex-prefeito da capital saiu vencedor apenas na pequena Rio das Flores, cidade com aproximadamente 9 mil habitantes no Sul Fluminense. Paes também conseguiu virar o jogo na cidade do Rio e em Niterói.
Foi em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, que administrativamente tem o nome de Baixada Litorânea, que Witzel obteve a maior margem à frente do candidato do DEM: 82,5% a 17,5%. Itaperuna, no Noroeste Fluminense, também se destacou pelo apoio ao ex-magistrado: 78,5% a 21,5%.
Entre todos os 32 municípios do Norte, Noroeste e Baixada Litorânea, Wilson Witzel obteve mais de 65% dos votos em 25 cidades. Apenas São João da Barra, Quissamã, Cardoso Moreira, São José de Ubá, Laje do Muriaé, Miracema e Porciúncula deram menos de 65% dos votos ao ex-juiz. Porém, no caso de SJB, o índice chegou bem perto, batendo 64,6%. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS