Uenf reabre Espaço da Ciência nesta terça-feira
13/08/2018 22:13 - Atualizado em 14/08/2018 14:03
Uenf
Uenf / Antonio Leudo
Na semana em que a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) completa 25 anos de existência, a comunidade será brindada com a reabertura do Espaço da Ciência. Depois de uma reforma na qual passou a acomodar mais 100 animais empalhados doados pelo Museu de Taxidermia de Nova Friburgo, o Espaço da Ciência será reinaugurado nesta terça-feira, às 14h30. A reinauguração contará com visita à exposição e exibição de filmes de divulgação científica produzidos pelo Espaço da Ciência.
A doação dos animais se deu por intermédio do professor e curador André Bohrer Marques e se soma, agora, ao acervo original, composto principalmente de aves e mamíferos empalhados, bem como alguns répteis, como lagartos e jacaré, além de animais fixados em formol, como peixes e invertebrados.
— Ao recebermos novos animais empalhados, tivemos que reformular a exposição. Uma parte será apresentada por um projetor, que reproduzirá imagens dos animais novos, indicando nome científico, vulgar e bioma em que vivem — diz o professor Ronaldo Novelli, coordenador do Espaço da Ciência, que está sob a responsabilidade do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da Uenf.
O Espaço da Ciência iniciou suas atividades em julho de 1999, fora da universidade. Dez anos depois, em setembro de 2009, foi transferido para o campus da Uenf, instalando-se em uma tenda de 300 m2. O objetivo é divulgar de maneira didática e lúdica a ciência e tecnologia do Norte Fluminense. Desde então, o Espaço da Ciência vem realizando atividades como palestras e eventos itinerantes, com reprodução de vídeos educativos-científicos feitos por sua equipe de produção. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS