Igreja celebra semana da família
13/08/2018 21:49 - Atualizado em 14/08/2018 14:02
Até o dia 18 acontece, em Campos, a 27ª edição da Semana Nacional da Família (SNF), que tem como tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, mesma temática do IX Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, que acontece de 22 a 26 de agosto, em Dublin, na Irlanda. A programação será realizada nas paróquias e no dia 18 será encerrada com a 9ª Caminhada da Família. A concentração será a partir das 15h com adoração ao Santíssimo, na Igreja de São Benedito, o cortejo percorrerá ruas em direção a Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador com a celebração da missa presidida pelo bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz.
A Comissão Diocesana da Pastoral Familiar informa que a 9ª Caminhada da Família tem por objetivo mostrar que o núcleo familiar é lugar para a defesa da vida e para o cultivo e a preservação dos valores éticos e morais.
A caminhada encerra as comemorações da Semana Nacional da Família, onde todos os agentes da Pastoral Familiar da Diocese de Campos organizam ações durante a semana em suas paróquias. “A família é de fundamental importância para a formação do ser humano. É na família que aprendemos os valores que definem os nossos princípios. É responsabilidade da família educar o cidadão para viver em sociedade. A igreja, a escola e outros são também responsáveis nesta educação. Portanto, a família exerce a função primordial na sociedade sendo a base de tudo. Acredito e vivo fielmente a vida familiar”, disse Sirlei Artilles de Abreu Ávila da Pastoral Familiar do regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Thatiana Barbirato Pontes, da Paróquia Santa Teresinha, destaca a importância da família na construção de uma sociedade bem estruturada, onde o diálogo faz-se presente em circunstâncias adversas. “Infelizmente podemos observar uma sociedade com visões distorcidas, e a consequência disto é uma geração que não conhece o que é o amor, que não acredita nas pessoas, que não respeita o ser humano, uma sociedade desonesta, egoísta, individualista, que passa em cima de tudo e de todos para alcançar seus objetivos. A família tem que ser a principal responsável pela formação da consciência cidadã do jovem e também apoio importante no processo de adaptação das crianças para a vida em sociedade”, disse. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS