Estado libera nesta terça-feira salário do servidor
13/08/2018 18:38 - Atualizado em 14/08/2018 18:44
Pagamento foi feito nos bancos
Pagamento foi feito nos bancos / Divulgação
O governo do Rio libera nesta terça-feira o pagamento do salário de julho dos mais de 456 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas. O depósito será feito ao longo do dia. No total, a folha está estimada R$ 1,67 bilhão. Desta forma, o Estado vai manter os salários em dia, pois o pagamento acontecerá no 10º dia útil do mês, prazo limite para os depósitos.
O anúncio foi repassado aos servidores por meio do canal “Servidor Primeiro”, que repassa informações aos funcionários por pelo do aplicativo Whatsapp. A confirmação neste mês veio somente no dia anterior ao pagamento, o que deixou os servidores receosos.
Entre os integrantes do governo, existe a confiança de que o pagamento continue sendo feito sem atrasos até a folha de outubro. No final do ano, uma nova avaliação das contas do Estado será feita. A preocupação diz respeito a necessidade de arcar com as folhas de outubro, novembro e o 13º salário.
Calendário — Passado o período de atraso salarial e registrando, agora, uma melhora na arrecadação, o Estado do Rio ainda não retomará o calendário antigo de pagamentos. O depósito dos salários dos servidores ativos, aposentados e pensionistas continuará sendo feito no décimo dia útil do mês seguinte ao trabalhado, segundo o governador Luiz Fernando Pezão.
Mesmo com o crescimento da receita, principalmente a de royalties e participações especiais de petróleo - cujos valores são destinados ao Rioprevidência -, Pezão afirmou que não há como voltar a quitar os vencimentos das categorias até o segundo dia útil. “Não há viabilidade. Precisamos da arrecadação do dia 10, que é a melhor do mês”, explicou.
Em abril, quando os cofres estaduais apresentavam sinais de recuperação, o governador já havia descartado essa possibilidade. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS