Histórico da pintura brasileira neste sábado no museu
Jhonattan Reis 10/08/2018 17:34 - Atualizado em 13/08/2018 13:41
Divulgação
“Breve histórico da Pintura no Brasil e relações com questões político-sociais” é o tema da segunda palestra do V Seminário Cultural da Academia Pedralva de Letras e Artes, que será ministrada, neste sábado (11), às 16h30, pelo juiz de Direito aposentado Edmundo Machado. O encontro, que tem entrada franca, acontecerá no Museu Histórico de Campos, localizado na praça do Santíssimo Salvador, no Centro.
De acordo com Edmundo Machado, ele abordará a história da pintura no Brasil desde o princípio até os dias de hoje.
— E, além disso, falarei sobre as implicações políticas ocorridas por causa da pintura. Um exemplo são as pinturas encomendadas por D. Pedro II, com o objetivo de ressaltar o Brasil. Também foram feitas telas retratando a proclamação da República. Então, há vários momentos em que a pintura influenciou na questão da política — disse ele, lembrando que apresentará imagens de várias pinturas durante a palestra.
Machado contou que já falou sobre o tema em várias ocasiões.
— Já ministrei esta palestra, com algumas modificações, em Campos e no Rio de Janeiro, em universidades, no Museu Histórico de Campos e em outras instituições. É sempre bom levar conhecimento sobre pintura no Brasil, pois é uma parte pouco divulgada — comentou Edmundo, que também é professor aposentado e colunista em revistas especializadas em Pintura.
Na palestra, também haverá informações sobre escolas e técnicas de pintura.
— É uma palestra bem dinâmica e para todas as idades, de criança a idoso. Focaremos bastante na evolução da pintura no Brasil. É uma ótima oportunidade para quem quer ter pelo menos uma breve noção sobre pintura.
O professor e pesquisador Marcelo Sampaio, que é membro da Pedralva e organizador do seminário, descreveu a palestra como “completa”.
— Ao mesmo tempo em que Edmundo Machado vai mostrar imagens das pinturas, ele vai fazer comentários fundamentados sobre cada episódio, falando, também, dessa questão dos episódios político-culturais. E interessante é que, quando convidei o Edmundo, a ideia inicial era falar sobre os 130 anos da abolição da escravatura e 30 anos da última Constituição Brasileira, de 1988. Porém, conversando com ele, ele deu a ideia de trazer um breve histórico da Pintura no Brasil e, ainda, passar pelo que foi sugerido inicialmente. O tema ficou mais amplo — comentou.
A primeira palestra do V Seminário Cultural da Academia Pedralva de Letras e Artes aconteceu no último dia 19 de maio. O tema “Os 75 anos de vida dos compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil” foi abordado por Marcelo Sampaio. O coordenador do Seminário Cultural adiantou que ele voltará a palestrar no terceiro encontro, ainda sem data definida.
— Falarei sobre os “60 anos da Bossa Nova e o nascimento de Cazuza”. Na quarta palestra, o assunto vai ser os “110 anos de nascimento de Guimarães Rosa”, abordado pelo professor Aristides Arthur Soffiati. Encerrando, palestrarei sobre os “80 anos de vida dos compositores João Roberto Kelly e Martinho da Vila” — falou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS